Notícias
UFMA é reconhecida internacionalmente por cooperação científica com universidade da Indonésia
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do professor Felipe Polivanov Ottoni, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM) do Câmpus Chapadinha, recebeu um importante reconhecimento internacional da Universitas Airlangga, uma das mais prestigiadas universidades públicas da Indonésia. A instituição indonésia concedeu à UFMA o Institutional Honorary Statement, uma Declaração de Honra Institucional que reconhece a contribuição científica e o fortalecimento da cooperação acadêmica entre as duas universidades.
A honraria destaca o trabalho desenvolvido em parceria na área de ictiofauna, o estudo da fauna de peixes, com ênfase nas pesquisas sobre a biodiversidade do arquipélago da Indonésia, uma das regiões mais ricas do planeta em diversidade biológica marinha e continental.
De acordo com o professor Felipe Polivanov Ottoni, a Declaração de Honra Institucional é concedida a pesquisadores que mantêm atuação científica de destaque junto à universidade indonésia. “O ‘Institutional Honorary Statement’ é uma Declaração de Honra Institucional concedida a pesquisadores que tiveram destaque científico junto à instituição. Ela foi concedida devido às publicações em parceria que possuo com pesquisadores da Universitas Airlangga, assim como pela atuação em projetos de pesquisa, palestras que ministrei, atuação como editor e outras atividades profissionais”, explica.
A cooperação científica teve início a partir de interesses comuns na pesquisa sobre a ictiofauna da Indonésia. O diálogo acadêmico evoluiu para a publicação de artigos científicos em parceria e, posteriormente, para a participação formal em projetos de pesquisa conjuntos. O avanço da colaboração resultou na assinatura de um acordo institucional entre a UFMA e a Universitas Airlangga, formalizado pelos reitores das duas instituições e publicado oficialmente.

Professor Felipe Polivanov Ottoni e equipe em pesquisa de campo. Foto: acervo pessoal
“As principais contribuições que vêm surgindo dessa parceria são a publicação de artigos científicos e a execução de projetos em conjunto, que têm resultado no aumento do conhecimento sobre a biodiversidade de peixes do arquipélago da Indonésia”, destaca o docente.
Para o PPGCAM, o reconhecimento internacional representa um marco no processo de internacionalização do programa. Segundo o professor, a honraria reforça o compromisso da UFMA com a produção científica de impacto global. “Em relação ao PPGCAM, esse reconhecimento é importante porque configura internacionalização de forma oficial, além de se tratar de uma declaração de honraria. Tanto honrarias quanto cooperações internacionais oficiais são importantes para a avaliação do programa junto à CAPES”, ressalta.
Embora a declaração tenha caráter individual, o professor enfatiza que os desdobramentos institucionais da cooperação fortalecem diretamente a posição da Universidade no cenário científico internacional. “Essa declaração de honraria é uma premiação individual. Entretanto a cooperação científica formalizada entre a Universitas Airlangga e a UFMA contribui diretamente para o processo de internacionalização e consolidação internacional da UFMA, assim como para a instituição se destacar no âmbito internacional”, afirma.
A parceria entre Brasil e Indonésia segue em expansão. A expectativa é que novas pesquisas sejam desenvolvidas de forma colaborativa, com a participação de estudantes das duas instituições, ampliando as oportunidades de formação acadêmica e produção científica conjunta. “As pesquisas em cooperação continuarão, inclusive incluindo, nas publicações, alunos de ambas as instituições. Além disso, é bem provável que novos projetos em parceria sejam submetidos a agências de fomento internacionais”, adianta.
O reconhecimento reafirma o papel da UFMA na produção de conhecimento científico de relevância global, consolidando o compromisso da Universidade com a pesquisa, a internacionalização e a valorização da biodiversidade em escala mundial.
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante