UFMA e Prefeitura de São Luís assinarão, nessa quinta, 8, um convênio que tornará o Planetário da Universidade em espaço turístico de incentivo cultural e científico da capital maranhense

publicado: 07/07/2021 12h32, última modificação: 07/07/2021 18h33
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Nessa quinta-feira, 8, às 15h30, a Universidade Federal do Maranhão e a Prefeitura Municipal de São Luís assinarão um convênio para transformar o Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário em um espaço turístico, com o objetivo de incentivar a cultura e ciência aos cidadãos, além de atender às escolas públicas municipais.

A escolha da data, dia 8 de julho, é uma forma de comemorar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Na ocasião, será realizada uma programação especial em que os visitantes terão acesso ao Planetário Móvel, aos experimentos do Ciência Móvel, a telescópios, a experimentos interativos de ciências e instalações do Planetário.

De acordo com o professor do Departamento de Física e coordenador do Espaço da Ciência, Antônio Oliveira, haverá uma mostra científica composta por experimentos de eletricidade, de óptica, de mecânica, de termodinâmica, de óptica física, além do Planetário Digital.

O intuito é demonstrar para a população que o campo científico é fundamental para o desenvolvimento do país. “Nesse dia, teremos uma mostra científica incentivando a população, em especial, os mais jovens, que o fazer científico é muito importante para o desenvolvimento do país, além de ser um espaço de divulgação e popularização da ciência local e das pesquisas científicas produzidas dentro dos câmpus da UFMA. Estamos motivados a transformar a ciência em um bem popular, assim como é o bumba meu boi para os maranhenses; e o futebol, para o povo brasileiro”, destacou Oliveira, em visita realizada ao Planetário, no dia 22 de junho deste ano.

Saiba Mais

O Espaço da Ciência e do Firmamento visa, de forma multidisciplinar, desenvolver ações que despertem nos cidadãos o interesse pela ciência e cultura por meio de palestras, conferências, oficinas, mostras, exposições itinerantes e interativas, tendo por objetivo principal ser um espaço de referência em Divulgação Científica, Popularização da Ciência e Ensino de Astronomia no Maranhão.

Localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, Câmpus de São Luís, atualmente, o espaço conta com um auditório para duzentas pessoas, salão de exposição de 3.000 metros quadrados, um planetário e um teatro digital fixo com capacidade para noventa pessoas.

Quando concluído, o Espaço Ciência será um dos melhores veículos de divulgação científica do Brasil, conforme afirma o professor Antônio Oliveira, composto de auditórios, salão de exposição, laboratório, lanchonete, loja de souvenir de produtos da UFMA, além de um grande terraço de observação de astros por meio de lentes e a olho nu, realizando a integração entre o conhecimento científico produzido na UFMA, no Brasil e Mundo, com o objetivo de tornar a ciência um bem popular.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Costa