Notícias

UFMA e Prefeitura de Imperatriz assinam convênio para implantação da Unidade Docente Assistencial

publicado: 19/03/2025 13h53, última modificação: 19/03/2025 15h31
UFMA e Prefeitura de Imperatriz assinam convênio para implantação da Unidade Docente Assistencial

O Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) e a Prefeitura de Imperatriz assinaram o  convênio de implantação da Unidade Docente Assistencial, em cerimônia realizada no último dia  26 de fevereiro. 

Nas instalações da Universidade Federal do Maranhão, está em funcionamento a Unidade Básica de Saúde, que atende à população do bairro Bom Jesus e arredores. O projeto tem também por objetivo a formação prática de estudantes de Enfermagem e Medicina da instituição. 

O Diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, destacou a relevância sobre a assinatura do convênio para a cidade e para a Universidade. “A assinatura do convênio da UFMA com a Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência de Atenção Primária, Vigilância e Saúde, deu fruto a uma Unidade Básica de Saúde na nossa unidade do Câmpus Bom Jesus e tanto vai atender à sociedade quanto servirá para a formação dos nossos acadêmicos”.

A assinatura do convênio foi realizada em uma cerimônia com a presença de autoridades locais, representantes da UFMA e da Semus, e marca o início de uma parceria que integra ensino, pesquisa e atendimento em saúde. Será local  de ensino que permitirá que os alunos da UFMA vivenciem a realidade do sistema público de saúde, proporcionando, ao mesmo tempo, cuidados médicos de qualidade aos moradores da região.

O Secretário de Saúde, Flamarion Amaral, reforçou a importância da parceria. “Em nome do prefeito Rildo de Amaral, estou aqui representando a Secretaria de Saúde, pela qual eu respondo. Tenho o maior prazer e a satisfação em dizer que a UFMA nos recebeu de braços abertos e houve igual reciprocidade por parte da Prefeitura”.

A Unidade Docente Assistencial será um espaço de aprendizado fundamental para os estudantes de Medicina e Enfermagem. A proposta é oferecer um ambiente real de prática, onde os futuros profissionais da saúde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a supervisão de professores e profissionais qualificados. O superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde e também professor do curso de Medicina, Anderson Nascimento, comemora a  parceria. “ Por meio dessa parceria, é possível que hoje nós tenhamos uma estratégia de saúde da família funcionando dentro da unidade ambulatorial da UFMA, que, a partir de agora, passa a ter uma Unidade Assistencial Docente, que vai prestar assistência a toda a comunidade do entorno. Isso vai trazer benefício para a comunidade acadêmica, para os alunos do curso de Medicina e, principalmente, para a população, que vai ter um atendimento de qualidade”. 

Por: Núcleo de Comunicação - CCIm

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: