UFMA e Prefeitura de Chapadinha promovem melhorias na iluminação do Centro de Ciências de Chapadinha

publicado: 06/06/2024 14h13, última modificação: 06/06/2024 14h13

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), e a Prefeitura de Chapadinha, uniram esforços em uma parceria visando à melhoria da iluminação pública na área do câmpus. Essa colaboração atende à necessidade de garantir a segurança para a comunidade acadêmica. Em dois dias de trabalho, duas equipes do setor de Iluminação Pública do município substituíram 42 luminárias de LED, de 100w, e colocaram outras 4.

O diretor do CCCh, Marcos Bonfim, enumera os benefícios que a nova iluminação garante para a comunidade acadêmica. “A melhoria na iluminação nas vias de circulação externas na área do Campus, proporcionada pela parceria com a prefeitura de Chapadinha, incrementou condições de segurança e acessibilidade a toda comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos e colaboradores), considerando a extensão e o quantitativo de edificações nos quais são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos quatro cursos de graduação e duas pós-graduações, além de facilitar o acesso para prática de esportes na quadra poliesportiva, pontuou o diretor, que ainda destacou o compromisso da prefeitura com a educação do município: “também reflete a sensibilidade e compromisso do poder público municipal em valorizar e fortalecer o Centro de Ciências de Chapadinha, que oportuniza aos jovens chapadinhenses a possibilidade de qualificação profissional em uma instituição pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, ressaltou o diretor.

Egresso da primeira turma de Zootecnia do CCCh, o vereador Alberto Carlos Pereira Junior, que acompanha o fortalecimento da parceria da Universidade com a Prefeitura de Chapadinha, salienta a importância de garantir suporte às instituições que contribuem para o desenvolvimento do município. “Isto que nós temos visto em nosso município, a integração dessas instituições, para que a gente possa dar esse suporte necessário para as instituições que estão instaladas e que colaboram com o desenvolvimento do nosso município”.

O Centro de Ciências de Chapadinha abriga 4 cursos de graduação e 2 mestrados responsáveis pela qualificação da mão de obra do munícipio e cidades adjacentes.

Alberto Carlos Pereira Junior, vereador de Chapadinha e egresso da primeira turma de Zootecnia do CCCh, “Parceria institucional entre a Universidade Federal do Maranhão e a Prefeitura de Chapadinha. O professor Marcos nos procurou, procurou a prefeita e em reunião com o nosso reitor da Universidade, professor Fernando e a prefeitura tem estado de braços abertos com essa parceria, não só com a manutenção da iluminação pública do câmpus, mas também tratores cedidos pelo município e outras demandas mais que tem chegado e a prefeita belezinha não tem se negado a ajudar. Então, isto que nós temos visto em nosso município integração dessas instituições para que a gente possa dar esse suporte necessário para as instituições que estão instaladas, que colaboram com o desenvolvimento do nosso município”, concluiu.

Por: Ingrid Trindade