Notícias
UFMA e PGE-MA firmam convênio para fortalecer a formação de profissionais do Direito
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA) assinaram, nessa terça-feira, 17, um convênio de cooperação técnica que tem por objetivo oferecer uma formação de mestrado acadêmico em Direito.
O mestrado será ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR). Serão oferecidas dez vagas para Procuradores da PGE-MA, e a seleção ocorre ainda no mês de junho.
Segundo o coordenador do PPGDIR, Paulo Ramos, é a primeira vez que o programa, que possui mais de doze anos de funcionamento, vai oferecer convênio para uma instituição específica. “É muito importante que um programa como o nosso tenha uma interlocução cada vez maior com os operadores do direito. Começamos com os procuradores do Estado e podemos evoluir para os juízes de direitos, juízes federais, membros do Ministério Público, Tribunal de Contas e outras instituições que queiram avançar no conhecimento, desenvolver pesquisa ou aprimorar os serviços”, ressalta o coordenador.
“Servidores públicos estaduais e procuradores, seja na consultoria, assessoria, na defesa do Estado ou na preocupação da arrecadação tributária, quanto mais bem-formados estiverem, melhor será a prestação de serviço que eles entregarão ao Estado do Maranhão. Esse convívio com a UFMA é motivo de alegria e de grande celebração, pois reforça o compromisso de oferecer uma atuação cada vez mais eficiente e qualificada em benefício da nossa sociedade”, afirma o Procurador Geral do Estado do Maranhão, Valdenio Nogueira Caminha.
Para o reitor Fernando Carvalho, essa iniciativa reforça o compromisso da UFMA e da PGE-MA com educação de qualidade e o aprimoramento do sistema de justiça no Maranhão. “Assinamos um acordo de cooperação para a criação de uma turma especial de mestrado voltada para a PGE-MA. Este é um momento muito importante para o nosso Programa de Direito, pois representa uma ação significativa na formação de profissionais da área jurídica. Essa iniciativa reforça o papel social da nossa instituição na formação de recursos humanos qualificados que podem fazer a diferença na sociedade”, conclui o reitor Fernando Carvalho.
Por: Priscila Abreu
Fotos: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante