UFMA e o Governo do Maranhão criam parceria para a realização do Troféu Manoel Trajano de Atletismo na Pista de Atletismo do Câmpus São Luís

publicado: 22/07/2021 16h08, última modificação: 22/07/2021 18h51

O reitor Natalino Salgado recebeu na quarta, 21, o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira, para combinar parceria para a realização do Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste de Atletismo Adulto na Pista de Atletismo da UFMA, em São Luís. Estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), Leonardo Soares; o diretor do Núcleo de Esportes, Flávio Pires; e o assessor de Representação Institucional, Arkley Marques Bandeira. O evento está previsto para o mês de setembro, e a intenção é também mobilizar ações em outras áreas do esporte.

A iniciativa é de benefício para toda a população de São Luís, contou o secretário de Esporte. “Já houve parcerias entre a Sedel, o Governo do Estado e a UFMA, e é exatamente isso que queremos retomar. Trabalhando em conjunto, a gente pode utilizar melhor essa área esportiva aqui da UFMA, não apenas para desenvolver projetos de alto rendimento, mas também projetos que visam a crianças e projetos sociais. Tenho certeza de que essa parceria é benéfica para toda a comunidade, não só a acadêmica, mas também de São Luís”, ponderou.

A competição não é realizada no Maranhão desde 1988, lembrou Rogério Cafeteira. A parceria possibilita o uso da pista de atletismo, inaugurada em 2015 e construída atendendo a padrões internacionais, medindo 400 metros de comprimento e 10 metros de largura. Além da parceria pela realização do evento, também será aplicado um protocolo especial contra a covid-19 para a desenvolvimento seguro da competição.

O evento tem importância nacional e internacional, conforme mencionou o pró-reitor da Proaes. “Fizemos hoje as primeiras tratativas e saímos daqui com a missão de viabilizar a realização desse evento dentro da nossa Universidade, respeitando todo o protocolo sanitário de prevenção à covid-19 e também recebendo atletas olímpicos, e vamos tentar envolver nossos estudantes de Educação Física para que possam acompanhar as atividades e se qualificar ainda mais”, explicou.

Por: Andressa Algave

Produção: Laís Costa