Notícias
UFMA e Ministério Público do Maranhão assinam convênio para aplicação de curso de capacitação em IA aos servidores
Cooperação entre a UFMA e o MPMA visa tornar os processos internos do Ministério mais ágeis por meio do uso de Inteligência Artificial. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) assinaram, nessa quinta-feira, 6, o Termo de Convênio para a implementação do programa de capacitação em Inteligência Artificial (IA) generativa, focado na modernização da administração pública.
O convênio foi assinado pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, e pelo Procurador-Geral de Justiça, Danilo de Castro. Na ocasião, o reitor destacou a relevância social da parceria. “Estamos muito felizes de estarmos contribuindo e melhorando a eficiência do serviço público da justiça. Certamente, essa parceria vai render muitos frutos e beneficiar, principalmente, quem busca os serviços da justiça de uma forma mais ágil. Essa é uma das contribuições que a Universidade Federal do Maranhão está oferecendo para a sociedade”, enfatizou.
Na ocasião, também estiveram presentes o pró-reitor da Agência de Tecnologia da Informação (AGETIC), Anilton Maia, e o diretor de Inteligência Artificial da UFMA, Rodrigo Moura, que lideram o setor de tecnologia na Universidade.
O Procurador-Geral de Justiça, Danilo de Castro, expressou gratidão à instituição de ensino e enfatizou os ganhos operacionais. “Estamos muito felizes e gratos à Universidade Federal do Maranhão, em especial ao nosso magnífico reitor por trazer um serviço de inteligência artificial para o nosso serviço eletrônico de informações. A UFMA está estendendo esse conhecimento a todos nós, e o Ministério Público vai exercer melhor as suas atribuições a partir do incremento de IA na tecnologia de que dispomos”, agradeceu.
Foco na otimização e eficiência
Ao final da capacitação, os servidores terão mais autonomia para automatizar tarefas, melhorar a gestão de dados e promover eficiência nos processos internos do Ministério Público do Maranhão.
A Promotora de Justiça Auxiliar da Escola Superior do Ministério Público, Maria de Jesus Heilmann, ressaltou que a capacitação beneficiará toda a instituição. “A importância desse convênio é que, além de beneficiar membros e servidores no uso cotidiano da inteligência artificial para a realização de trabalhos na área meio e área fim, os servidores, alunos, estagiários e os residentes também serão treinados para utilizar melhor os sistemas operacionais do Ministério Público”, pontuou.
A iniciativa reforça o compromisso da UFMA em aplicar seu conhecimento científico e tecnológico para aprimorar os serviços públicos essenciais, garantindo mais agilidade e qualidade na entrega dos serviços da justiça à sociedade maranhense.
Por: Agaminon Sales
Foto: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante