UFMA e Ministério do Turismo lançam Plataforma Qualifica Turismo com cursos on-line e gratuitos

publicado: 14/08/2023 11h02, última modificação: 18/08/2023 10h41
Os cursos são voltados a profissionais de turismo e hotelaria e abordam, entre outros temas, o atendimento inclusivo a pessoas com deficiência.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR), lança, nesta terça, 15, às 16h, no Hotel Blue Tree Towers, a plataforma Qualifica Turismo. A iniciativa visa ofertar cursos de capacitação e conteúdos informativos para os profissionais que atuam na linha de frente do turismo em todo o país.

Plataforma Qualifica Turismo

A expertise da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade (DTED-UFMA) no campo das tecnologias digitais permitiu entregar um ambiente virtual de aprendizagem autônomo e com design responsivo; tecnologia assistiva; e com metodologias de ensino ativas.

Entre as suas diversas funcionalidades, a plataforma Qualifica Turismo ajusta-se automaticamente a diferentes tipos de tela, o que garante a adaptabilidade necessária aos usuários. No que se refere às ferramentas de acessibilidade, o AVA inclui atalhos de teclado, um mapa do site para acesso direto a páginas específicas e ferramentas de alto contraste, tradução em Libras e audiodescrição em todos os cursos disponíveis.

Um dos principais diferenciais da “Qualifica Turismo” é a responsabilidade dada ao estudante na gestão de sua rotina de estudos. Essa abordagem proporciona independência e dinamicidade durante o processo de formação, que conta com recursos e suportes educacionais diversificados. Desde e-books interativos, vídeos e infográficos até jogos e podcasts, os estudantes têm à disposição uma ampla variedade de materiais de aprendizagem.

Capacitação em turismo – Os cursos ofertados na plataforma são desenvolvidos por diferentes instituições de ensino e são voltados aos profissionais de turismo e hotelaria. Coordenado pela equipe da DTED-UFMA, o “Programa em Qualificação, Turismo, Inclusão e Acessibilidade” oferece três cursos disponíveis para matrículas no site qualifica.turismo.gov.br. São eles:

• Turismo, Inclusão e Acessibilidade da Pessoa com Deficiência e/ou com Mobilidade Reduzida
  • O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.
  • Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos.

Os cursos visam auxiliar na compreensão de aspectos importantes do universo da acessibilidade e também  capacitar o profissional do setor no atendimento ao turista, abordando temáticas como mediação e comunicação acessível, boas práticas de relacionamento e Tecnologia Assistiva.

Ofertados a distância e com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação direta de tutores, o estudante tem autonomia para planejar sua rotina de estudos e gerir seu percurso instrucional.

Segundo o coordenador do “Programa em Qualificação, Turismo, Inclusão e Acessibilidade”, Mário Meireles, para garantir um acompanhamento eficiente do progresso do aluno, todas as atividades são complementadas com orientações pedagógicas instantâneas, permitindo que o estudante esteja sempre ciente de seu desempenho e evolução.

“O turismo vai além de simplesmente visitar lugares diferentes; ele proporciona um intercâmbio cultural enriquecedor, permitindo o conhecimento de destinos históricos e regiões com belezas naturais únicas. Porém é essencial que os profissionais da área estejam preparados para atender e se comunicar de maneira inclusiva e acolhedora com a população com deficiência e mobilidade reduzida, a fim de garantir que todos possam desfrutar plenamente esse direito”, afirma Meireles.

Turismo acessível: Um destino em que todos se encontram - É com base nessa premissa que o Ministério do Turismo e a UFMA estão trabalhando juntos para criar um ambiente turístico verdadeiramente inclusivo e acessível. Essa parceria visa promover uma experiência de turismo igualitária, em que todas as pessoas tenham a oportunidade de explorar e desfrutar os atrativos turísticos.

Por: Dted