Notícias
UFMA e IPHAN entregam Teatro Tablado Luiz Pazzini revitalizado à sociedade

Na última quinta-feira, 12, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), inaugurou o Teatro Tablado Luiz Pazzini, localizado no Centro Histórico de São Luís. O espaço, antes abandonado e utilizado como estacionamento, foi totalmente revitalizado com investimento de recursos provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e entregue como um importante equipamento cultural e acadêmico.
A cerimônia de inauguração contou com a apresentação do coral da UFMA, que marcou o momento de celebração em torno da preservação do patrimônio histórico e artístico de São Luís, cidade reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O Teatro Tablado, agora denominado Luiz Pazzini, em homenagem ao professor da instituição que dedicou sua vida à promoção do teatro na região, será um espaço destinado à formação, prática e desenvolvimento artístico dos alunos da UFMA e à integração com a comunidade local.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou os benefícios que o novo espaço trará para a Universidade e para a comunidade. Segundo ele, o Teatro Luiz Pazzini será essencial para a formação prática dos estudantes dos cursos de Teatro, Música e Artes Visuais, além de proporcionar um espaço para apresentações artísticas e eventos culturais. “Sem dúvida, esse teatro será um espaço de cultura e formação. Os nossos cursos farão aqui suas performances, e ele funcionará como um campo de estágio para os nossos alunos. Teremos a teoria no Câmpus e a prática aqui, nesse novo espaço. Agradecemos ao IPHAN a entrega dessa obra tão significativa para a Universidade e para a sociedade”, afirmou o reitor.
Presente na cerimônia, a Superintendente do IPHAN no Maranhão, Lena Brandão, destacou a importância do projeto e da parceria entre as instituições. “A gente está entregando um importante equipamento cultural e acadêmico, porque aqui é para ser um teatro de artes da UFMA. Antes, esse espaço era um estacionamento, o que era um uso completamente descabido para um prédio histórico. Por meio das obras do novo PAC, conseguimos concluir a revitalização”, salientou.
A Superintendente ressaltou ainda o papel da UFMA como parceira essencial do IPHAN. “Estamos entregando esse importante equipamento para a comunidade acadêmica, para que ela possa decidir coletivamente como será utilizado. Isso é um marco para a cidade e para o patrimônio cultural de São Luís”, enfatizou.
O diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do IPHAN, Daniel Sombra, reforçou o simbolismo da entrega. “Essa obra é muito emblemática para o IPHAN. Era uma obra inacabada que conseguimos retomar nos últimos anos e agora entregamos para a Universidade instalar um importante equipamento público no Centro Histórico. Quero lembrar que hoje celebramos 27 anos do reconhecimento do Centro de São Luís como Patrimônio Mundial da Humanidade. Essa entrega é um presente para a cidade, que valoriza e perpetua a importância do Centro Histórico para as próximas gerações”, destacou.
A revitalização do Teatro Luiz Pazzini não apenas preserva um importante patrimônio histórico, mas também reforça o papel da UFMA como promotora da cultura e da arte em São Luís. O espaço, equipado com modernas instalações, será um ponto de convergência entre a comunidade acadêmica e a população, fortalecendo a integração e ampliando o acesso à cultura e às artes.
A professora do curso de Teatro da UFMA Gisele Vasconcelos destacou a importância do Teatro Luiz Pazzini para a cena cultural e acadêmica. “Esse espaço é um pacto cultural e social enorme. Primeiro, pela própria localização no Centro Histórico; segundo, pela qualidade com que foi entregue, totalmente reformado”, declarou.
O nome do teatro é uma homenagem ao professor Luiz Pazzini, um ícone da luta pela valorização do teatro no Maranhão, cujo legado será perpetuado neste espaço. Gisele também enfatizou o tributo ao professor, fundador do curso de Teatro da UFMA, que completará 20 anos em 2025. “Esse teatro traz como missão difundir a memória e a história do professor Luiz Pazzini, que nos deixou tragicamente na pandemia. Assim que fizermos a inauguração oficial pela Universidade, instalaremos a placa que eterniza o nome dele, marcando seu legado e contribuindo para a valorização do curso e da cultura local”, concluiu
Com a conclusão da obra, a UFMA e o IPHAN reforçam a importância de parcerias estratégicas para a valorização do Centro Histórico de São Luís e do papel das artes na formação acadêmica e cidadã. A entrega do Teatro Luiz Pazzini, revitalizado e funcional, representa um marco para a cidade e um símbolo de como o patrimônio cultural pode ser ressinificado e colocado a serviço da sociedade.
Por: Geovanna Selma
Fotos: Valdo Tavares
Revisão: Jáder Cavalcante