Notícias
UFMA e Huawei avançam no diálogo para cooperação em soluções tecnológicas voltadas à educação
Reitor da UFMA, Fernando Carvalho, em visita à sede da Huawei, em São Paulo. Foto: Divulgação
Nessa quarta-feira, 3, o reitor Fernando Carvalho e o pró-reitor da Agência de Tecnologia da Informação, Anilton Maia, representando a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estiveram na sede da Huawei, em São Paulo. O objetivo da visita foi conhecer setores de inovação e soluções avançadas voltadas para a educação, como recursos de inteligência artificial e o conceito de Câmpus Inteligente (Smart Campus).
Durante o encontro, os representantes da UFMA tiveram contato com plataformas de ensino a distância, laboratórios virtuais e ferramentas de gestão acadêmica, além de conhecer aplicações de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) voltadas para ambientes universitários.
Reconhecida mundialmente, a Huawei é líder em diversas tecnologias estratégicas, como o 5G, e mantém parcerias com instituições de ensino superior no Brasil e em outros países. Nesse sentido, a aproximação da UFMA com a empresa reforça o protagonismo da Universidade no cenário nacional e internacional de educação e tecnologia.

Executivos da Huawei, em visita à Universidade Federal do Maranhão. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Parcerias estratégicas
A visita integra a agenda da UFMA para fortalecer vínculos com empresas de tecnologia e fomentar a criação de soluções inovadoras que beneficiem tanto a Universidade quanto a sociedade. A parceria com a Huawei impulsiona esses esforços, ampliando as possibilidades de transferência de tecnologia e inovação.
Em outubro deste ano, executivos da Huawei estiveram em visita à UFMA, conhecendo laboratórios, centros de pesquisa e instalações voltadas ao desenvolvimento de soluções em diferentes áreas tecnológicas.
A aproximação entre a Universidade e uma das maiores referências globais em tecnologia representa um passo importante para aprimorar os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no ambiente acadêmico, oferecendo maior suporte à formação dos estudantes.
Por: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante