UFMA e Governo do MA realizarão projetos estratégicos ao desenvolvimento do Estado

publicado: 06/05/2022 17h43, última modificação: 10/05/2022 08h37
Durante a reunião, foi anunciada a implantação de dois novos cursos da UFMA: Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Transportes, com início neste ano

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) integrará parceria estratégica inédita, destinada a promover o desenvolvimento do estado e melhorar a qualidade de vida da população. A primeira reunião de trabalho aconteceu nessa sexta-feira, 6, na sede da reitoria da UFMA, em São Luís. Participaram o reitor Natalino Salgado e sua equipe de gestores, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares.

A parceria terá ainda a participação do Porto do Itaqui e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Durante a reunião, o secretário José Reinaldo Tavares e dirigentes da UFMA apresentaram suas respectivas ações e projetos estratégicos e definiram as próximas etapas de trabalho. Abrindo a reunião, o reitor Natalino Salgado destacou a importância de a UFMA ser uma das instituições protagonistas dessa parceria inovadora no Maranhão.

Vamos apresentar e conhecer projetos estratégicos conjuntos, destinados a promover o desenvolvimento dos municípios maranhenses e melhorar, de forma significativa, a qualidade de vida da população”, disse o reitor Natalino Salgado. Em sua apresentação, o secretário José Reinaldo Tavares afirmou que o Maranhão ainda é um estado pobre, mas tem um potencial gigante para ser um dos maiores do país, e que essa transformação é objetivo de governo.

Fundo soberano

Segundo o secretário, para iniciar esse novo ciclo de desenvolvimento, o governo do Estado planeja parcerias e várias ações, entre elas, a criação de um Fundo Soberano, com base no crédito de carbono. “Recuperar áreas ambientais degradadas geram crédito de carbono. Energia renovável gera certificação do crédito de carbono. Esse crédito impulsionará ações estratégicas ao desenvolvimento do estado”, disse Tavares.

O Maranhão também quer agregar os royalties da exploração de petróleo, principalmente do gás natural, para o fundo soberano”, observou José Reinaldo. Ele apresentou ainda a chegada de um novo investimento estratégico da China, que escolheu o Maranhão para implantar a nova rota da seda, um novo caminho das exportações. “Será um grande centro de distribuição de mercadorias, oriundas da China. Neste ano, o Maranhão vai implantar ainda mais cinco Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). A mercadoria sai do Maranhão para o mundo”, afirmou o secretário.

José Reinaldo Tavares propôs ainda a definição de um convênio guarda-chuva para fazer estudos sobre os impactos sociais e tecnológicos gerados com criação de um porto corporativo, ou seja, um único porto marítimo, formado pela associação de todos os demais. “Precisamos juntar forças para trabalhar e avançar o desenvolvimento do estado e melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população maranhense”, concluiu o secretário.

O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando de Carvalho, destacou que “essa reunião é de suma importância para a Universidade. Foram discutidas ações que a UFMA pode estar contribuindo com o Governo do Estado, entre elas, na área de portos, energias solar e eólica, em que desenvolvemos, com os nossos pesquisadores de Instituto de Energia, o mapa eólico e solar do Maranhão. Esse mapa vai auxiliar na atração de empresas para o estado, e isso repercute tanto econômica como socialmente”, afirmou Fernando Carvalho.

Reunião entre o reitor e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares

Projetos estratégicos

Professores e dirigentes da UFMA apresentaram vários projetos estratégicos que poderão impulsionar resultados para a parceria, a exemplo da plataforma Eosolar, executada pelo Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA. A plataforma é o primeiro mapa digital interativo sobre o potencial de geração de energia eólica e solar do Maranhão. Visa ser um meio fomentador para os investimentos elétricos e pesquisas acadêmicas.

Na Base Aérea de Alcântara, a UFMA desenvolve o projeto CLA-GRID, de energia fotovoltaica. O projeto garante energia renovável para lançamentos. Vale lembrar que um parque fotovoltaico já está em fase de construção no Centro de Lançamento de Alcântara. Outro projeto apresentado foi o LAB-Portos, um grupo de pesquisa interdisciplinar que trabalha com competitividade, inovação, logística portuária e sustentabilidade portuária.

Foram apresentados ainda o Espaço da Ciência e do Firmamento — o Planetário da UFMA — e o Núcleo Interdisciplinar Científico e Tecnológico de Alcântara (NICTA), que oferece cursos educacionais e oficinas à comunidade do município. Na ocasião, a UFMA anunciou ainda a implantação de dois novos cursos das Engenharias. São eles: Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Transportes, que iniciarão as suas atividades acadêmicas até o final deste ano.

Por: Paulo Washington

Fotos: Luciano Santos e Sansão Hortegal