Notícias
UFMA e Federação das APAEs do Maranhão firmam parceria para a realização da IX Olimpíadas Especiais das APAES do Maranhão
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Federação das APAEs do Maranhão (FEAPAES) se reuniram, nessa quinta-feira, 25, para firmar parceria na realização da IX Olimpíadas Especiais das APAES do Maranhão. O evento, realizado a cada três anos, é promovido pela Apae Brasil, em parceria com as federações estaduais. Os jogos reúnem atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede apaeana de todo o país.
“Recebemos a Federação das APAES do Maranhão para oficializar a cessão do espaço da UFMA que inclui: pistas de atletismo, piscina de natação e as quadras poliesportivas para serem utilizados na realização da IX Olimpíadas Especiais das APAES . Essa parceria é fundamental para a pró-reitoria de Assistência Estudantil e para toda a UFMA por fomentar o debate da inclusão, e também na questão de trazer a APAE para o mais próximo da Universidade. Em uma parceria futura, vamos realizar a capacitação dos profissionais que trabalham com pessoas com deficiência e além dessa capacitação realizar, por exemplo, o encaminhamento dos alunos que são atendidos na Universidade para serem atendidos na rede externa por meio da APAE. A parceria é fundamental e com certeza trará frutos maravilhosos para a Universidade Federal do Maranhão”, ressalta a diretora de Atenção à Saúde do Discente da UFMA, Lissandra Bezerra.
A IX Olimpíadas Especiais das APAES do Maranhão está prevista para o início de setembro e essa etapa faz parte da seletiva estadual, como explica o presidente da FEAPAES-MA, Nadson Barros.“O evento será realizado de 02 a 05 de setembro, com a expectativa de mais de 300 pessoas com deficiências, acompanhantes e profissionais do Estado do Maranhão. O esporte é um meio que, além do desenvolvimento psicomotor e cognitivo da pessoa com deficiência, é um elemento social para que as pessoas com deficiência tenham interação e intercâmbio com outras pessoas. Essa etapa é uma seletiva para as Olimpíadas das APAES, que ocorrerá de 8 a 13 de dezembro em Brasília. Lá a gente está com a expectativa de contar com atletas de todo o país e com mais de 1700 pessoas participando de todo o evento”, conclui o presidente.
As Olimpíadas, para além de sua dimensão esportiva, constituem um importante instrumento de promoção do desenvolvimento integral e da inclusão das pessoas com deficiência, por meio do esporte. A Universidade Federal do Maranhão reafirma seu compromisso institucional com a inclusão social, o fortalecimento da autoestima e a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que contribui para a conscientização da sociedade acerca da importância da equidade e da garantia de oportunidades para todos.
Por: Priscila Abreu
Fotos: Priscila Abreu