Notícias
UFMA e FAPEMA lançam projeto de fortalecimento e divulgação científica
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou, nessa terça-feira, 25, no Anfiteatro do Centro de Ciências Sociais (CCSO), o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão” e o curso “Media Training”.
O projeto, celebrado em Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UFMA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), foi elaborado com o intuito de expandir o alcance e o acesso ao conhecimento produzido nas instituições de ensino superior do estado.
O objetivo principal do projeto é disseminar as pesquisas científicas do Maranhão, beneficiando a comunicação entre a sociedade e a comunidade acadêmica por meio de estratégias de divulgação científica com destaque às produções voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
O superintendente de comunicação social da UFMA, Pablo Monteiro, destacou a importância da parceria entre as instituições para a execução do projeto, que terá duração de um ano e desenvolverá diversas atividades.
"Esse projeto é um marco para a divulgação científica do Estado. UFMA e Fapema juntas trabalhando estratégias com pesquisadores e com a comunidade acadêmica para fazer com que o conhecimento que é produzido na instituição extrapole esses muros (da Universidade). É um projeto de grande envergadura que durará um ano. Como resultados, nós teremos qualificação com os pesquisadores, nós teremos e-book, podcast, teremos entrevistas, produtos de TV, uma gama de produtos audiovisuais que facilitarão esse processo de difundir as pesquisas científicas produzidas aqui no Maranhão, para o Brasil e para o mundo", afirmou Monteiro.
A diretora da Rádio Universidade e coordenadora geral do projeto, Josie Bastos, informou que o curso de Media Training terá duração de dez meses e foi elaborado com a finalidade de capacitar pelo menos 150 pesquisadores para a apresentação de suas pesquisas de forma mais acessível e facilitar o diálogo das instituições de ensino com a população. A coordenadora ressaltou o alcance da iniciativa: “Esse projeto tem uma extensão, ele tem um poder de ampliação de não só divulgar a pesquisa científica, mas também formar os pesquisadores para que eles possam se comunicar melhor, dialogar melhor com a sociedade”.
A coordenadora apresentou o cronograma do curso Media Training, cuja 1ª turma está prevista para a semana de 7 a 11 de abril.
Em adição, o coordenador de convênios da FAPEMA, Vinicius Martins, também presente na ocasião, reforçou a amplitude da iniciativa. “Esse projeto vai nos ajudar a alavancar a nossa linha de popularização da ciência. Ele visa qualificar pesquisadores e colaboradores da FAPEMA, inclusive, para que tenhamos mais qualidade na divulgação dos nossos projetos científicos, por meio do rádio e da televisão com tudo que a UFMA pode nos oferecer dentro desse acordo”, observou.
O evento foi encerrado com a palestra “Inteligência Artificial, Comunicação e Divulgação Científica”, ministrada pelo professor Marcio Carneiro, e marcou o início do andamento do projeto.
Por: Lucas Cássio Ferreira
Produção: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante