Notícias
UFMA e Fapema assinam Termo de Cooperação Técnica para fomentar a divulgação de pesquisas científicas
“A divulgação científica cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a chamada alfabetização científica”, destaca o pesquisador da área da Comunicação Wilson Costa Bueno. Alinhadas a esse objetivo, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) firmaram, nessa terça-feira, 21, um Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa visa fortalecer as ações de divulgação científica da Fapema, utilizando os canais de comunicação pública da UFMA — Rádio Universidade, TV UFMA e Diretoria de Comunicação (DCOM) — para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico no Maranhão.
O acordo tem por objetivo promover cursos de capacitação em relacionamento com a mídia para pesquisadores da Fapema, além de divulgar suas ações por meio dos canais institucionais da Superintendência de Comunicação (SCOM).
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, pontua que o intuito é capacitar os pesquisadores para que possam comunicar seus estudos de forma acessível à sociedade, destacando a importância de suas pesquisas para o Estado do Maranhão
“Recebemos o presidente da Fapema, Nordman Wall, para assinar o acordo de cooperação técnica voltada à área da comunicação, que tem a finalidade de divulgar as pesquisas que são financiadas pela Fapema, assim como também a preparação e formação dos pesquisadores, para que eles possam fazer a divulgação de forma que a sociedade possa entender o que eles estão fazendo, os resultados de seus trabalhos e a importância dessas pesquisas para o Estado do Maranhão”.
Serão ofertadas dez turmas, totalizando 200 horas, para capacitar 150 pesquisadores da Fapema. Esses profissionais serão preparados para divulgar suas pesquisas de forma acessível e educativa. No âmbito do projeto, também será elaborado um e-book que reunirá artigos sobre as experiências, pesquisas e ações realizadas pela UFMA e pela Fapema, além de iniciativas de divulgação científica em formatos audiovisual e radiofônico.
O superintendente de Comunicação da UFMA (SCOM), Pablo Monteiro, enfatiza que esse é o primeiro acordo de cooperação técnica, entre UFMA e Fapema, voltado para a área da comunicação.
“Esse projeto é um marco para a comunicação da instituição. Ambas as instituições são beneficiadas, uma vez que, ao permitir que esse conhecimento chegue de fato ao cidadão, esse cidadão pode realmente transformar a sua vida, mostrando a importância da educação, do conhecimento científico para, efetivamente, a realidade nossa de cada dia”, salienta.
O superintendente ainda explica que o objetivo principal é fomentar a divulgação das pesquisas científicas para garantir que o conhecimento chegue à população, permitindo que o conhecimento seja utilizado em benefício do exercício da cidadania e transformação social.
“O projeto então prevê capacitação para os pesquisadores do Maranhão, como lidar com a imprensa, como divulgar a sua pesquisa. As capacitações ocorrerão por meio da Rádio Universidade, da TV UFMA e da Diretoria de Comunicação, com divulgação em redes sociais, em produtos radiofônicos, como podcasts, spots, prevê produtos televisivos, inserções na TV UFMA, e a elaboração de um e-book com relato de experiências. Há todo um arcabouço teórico-prático que será utilizado nesse projeto para que nós tenhamos uma divulgação científica cada vez mais eficaz”, ratifica.
Em consonância, o presidente da Fapema, Nordman Wall, ressalta a relevância de tornar a ciência acessível a toda a sociedade. “Queremos, com essa parceria, ainda mais divulgar e difundir a ciência. A ciência é muito importante em todos os aspectos, que ela possa chegar a toda a sociedade, porque quando a gente consegue dizer que a ciência populariza a ciência, a gente consegue incluir o cidadão no mundo atual”, defende.
No primeiro momento, o projeto terá vigência de um ano, com possibilidade de prorrogação. As inserções midiáticas serão divididas por quadros na TV UFMA e na Rádio Universidade. O curso de formação com os pesquisadores será dividido em cinco módulos com parte teórica e prática.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante