Notícias

UFMA e Fapema assinam aditivo de bolsas de iniciação científica para o Colégio Universitário (Colun)

publicado: 22/04/2025 15h06, última modificação: 22/04/2025 16h10
UFMA e Fapema assinam aditivo de bolsas de iniciação científica para o Colégio Universitário (Colun)

Na última quinta-feira, 17, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) assinaram um aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de ampliar as cotas de bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM.) para o Colégio Universitário da UFMA (Colun), além de disponibilizar mais bolsas de mestrado e doutorado para a instituição.

O reitor da UFMA, professor Fernando Carvalho Silva, frisa que a iniciativa é fundamental para fortalecer a qualidade do ensino básico e preparar os jovens para serem futuros cientistas no Estado do Maranhão. “Essa iniciativa fortalece a qualidade do ensino básico e também prepara nossos alunos do Colun para serem futuros cientistas que o nosso estado, o Maranhão, tanto precisa. Nós só podemos elogiar a FAPEMA pelo excelente trabalho que o professor Nordman tem desenvolvido com toda sua equipe, principalmente na questão do fortalecimento dos programas de pós-graduação com bolsas de mestrado, igualmente de bolsas de doutorado, além também de editais para pesquisadores e para a área da extensão.”

Segundo o presidente da Fapema, Nordman Wall, a parceria entre as duas instituições busca estimular jovens pesquisadores e fortalece a formação científica no Maranhão. "Junto à Universidade Federal do Maranhão, hoje estamos assinando algo inédito, que visa estimular cada vez mais e inspirar jovens a serem pesquisadores. A pesquisa tem de ser, dentro de um ambiente de inovação, a pedra fundamental, e a Fapema, sabedora disso, junto à UFMA, firma essa parceria para que possamos ter cada vez mais cientistas bem-preparados em nosso estado. Só temos a parabenizar a UFMA e parabenizar o professor Fernando, para que possamos crescer cada vez mais”, assegura. 

O diretor geral do Colun, Paulo Sérgio Castro, salienta que a concessão de mais bolsas de pesquisa para o ensino médio fortalecerá a permanência dos alunos na escola e o incentivo à pesquisa. “Certamente, contribuirá sobremaneira para a permanência dos nossos alunos dentro da nossa escola. Ajudará também no fomento da pesquisa a partir do ensino médio, algo que já vimos fazendo há bastante tempo, mas que, com essas bolsas, sem dúvidas, se fortalecerá mais ainda”, aponta.

O aditivo prevê a concessão de cinquenta bolsas para o PIBIC-EM, quinze bolsas para mestrados profissionais e cinco bolsas para doutorado.

A iniciativa foi intermediada pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma). A pró-reitora Fávia Nascimento pontua que a proposta é destinar bolsas específicas para os alunos do Colun. “A intenção é que a gente comece a iniciação científica já com os nossos alunos do Colun e que eles sigam a carreira para nossos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão. Essa é uma ação conjunta do programa de modernização do professor Fernando Carvalho, é uma diretriz que ele tem nos impulsionado a tentar buscar recursos em diferentes fontes, e a FAPEMA tem sido uma grande parceira nesse caminho”. 

Por: Sarah Dantas

Fotos: Agda Matias

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: