Notícias
UFMA e Equatorial dialogam sobre melhorias no fornecimento de energia na cidade universitária
A gestão superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participou, nessa segunda-feira, 19, de uma reunião na Equatorial para viabilizar melhorias no fornecimento de energia na Cidade Universitária Dom Delgado. Na ocasião, foi apresentado o projeto da subestação que atenderá principalmente aos centros de ciências em São Luís.
“Melhorar o fornecimento de energia é uma preocupação da gestão, e estamos sempre em busca de soluções eficientes. Nós concorremos ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Universidades e conseguimos aprovar, entre oito obras, a subestação de energia. Já estamos prontos para dar ordem de serviço para início da obra, com um período de um ano de execução”, ressaltou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.
A subestação ficará localizada na Cidade Universitária, em frente ao Colégio Universitário (Colun), local que oferece facilidade para a linha de transmissão da Equatorial e para a realização de manutenção por parte da Universidade. Esse é mais um empreendimento que trará benefícios para toda a comunidade acadêmica, que sofre com a falta e oscilações de energia constante.
Para o superintendente de Infraestrutura, Guilherme Abreu, a qualidade de energia oferecida hoje será duplicada. “Por meio de recurso do PAC, já temos a empresa vencedora, e hoje estamos reunidos com a Equatorial para que possamos viabilizar esse projeto. Vamos melhorar a qualidade da nossa energia e praticamente triplicar a capacidade energética de nossa Universidade”, pontuou o superintendente.
Para José Jorge Leite Soares, diretor de relações institucionais da Equatorial, “a Universidade cresceu muito nos últimos anos, muitas construções foram implementadas, e o consumo de energia cresceu, assim se percebe a necessidade do ponto de vista regulatório de ela ter a sua própria subestação. A Universidade vem pleitear o apoio da Equatorial para garantir que essa subestação consiga receber a energia necessária. Vamos analisar o pleito apresentado pela Universidade e buscar a parceria necessária para que esse empreendimento seja concretizado no prazo mais rápido possível” declarou José Jorge.
Por: Priscila Abreu
Fotos: Priscila Abreu
Revisão: Jáder Cavalcante