UFMA e EQT Lab discutem parceria para desenvolvimento de cadeia produtiva de pesca em Cururupu

publicado: 09/07/2024 14h11, última modificação: 10/07/2024 15h33
UFMA e EQT Lab discutem parceria para desenvolvimento de cadeira produtiva de pesca em Cururupu

Com base nas pesquisas desenvolvidas por professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com o intuito de fomentar e desenvolver a atividade pesqueira na região de Cururupu, cidade do litoral ocidental maranhense,  na última segunda-feira, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, acompanhado da diretora de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos, Mikele Sant’Anna, e dos professores do curso de Engenharia de Pesca Yllana Marinho e Yuri Lopes, esteve no EQT Lab, hub de inovação e tecnologia do Grupo Equatorial Energia, para discutir parcerias que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de pesca na região.

“Nós estivemos aqui no EQT Lab, que é um hub de inovação e tecnologia ligado ao Grupo Equatorial Energia, para conversas em relação a parcerias, principalmente voltadas à questão da pesca, de criar uma estrutura viável de treinamento e outras atividades voltadas ao desenvolvimento da pesca na região da baixada”, informou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, que vem defendendo as parcerias público-privadas com objetivo de potencializar a pesquisa desenvolvida na Universidade e o crescimento socioeconômico do estado.

Durante a reunião, o executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)  do Grupo Equatorial Energia, Lucas Pinheiro, apresentou o hub, seus objetivos e como tem atuado na promoção de novas tecnologias e iniciativas sociais, além do projeto Tecendo Redes, que tem como principal parceiro a UFMA, e o objetivo de aplicar a tecnologia e inovação para gerar valor à cadeia de pesca em Cururupu, beneficiando a comunidade local. Os docentes do curso de Engenharia de Pesca Yllana Marinho e Yuri Lopes apresentaram os projetos em fase inicial que têm potencial para gerar impactos positivos na região. Já a diretora de Inovação, Mikele Sant’Anna, apontou algumas possibilidades de parceria que podem viabilizar a execução do projeto.

Para Lucas Pinheiro, executivo do EQT Lab, “é uma satisfação receber aqui, no EQT lab, o reitor da UFMA para falar sobre projetos, possibilidades de expansão da parceria entre o Grupo Equatorial e a Universidade. Já existem projetos em curso hoje que desenvolvem tecnologia com mão de obra aqui no Maranhão, e a ideia é estreitar e fortalecer esses laços e discutir novos projetos que possam vir no futuro”.

Reunião EQT Lab - 08.07.2024

O Maranhão tem atividade pesqueira eminentemente artesanal, utilizando mão de obra familiar ou não assalariada, e explorando ambientes ecológicos localizados próximos à costa. Situada no litoral ocidental maranhense, a cidade de Cururupu tem uma tradição pesqueira favorecida por sua localização privilegiada, em meio as Reentrâncias Maranhenses, compostas por intermináveis manguezais, que abrigam nutrientes para a cadeia alimentar dos inúmeros cardumes de peixes, crustáceos e mariscos. Apesar da abundância, a pesca realizada pela população tradicional ainda é desordenada e acentuada pela precariedade nos meios de produção. O cenário não difere de outras áreas do estado com a mesma vocação.

Com a intenção, de ambas as instituições, de concretização dessa parceria, a expectativa é implementar soluções inovadoras e gerar impactos positivos na vida da população e no meio ambiente, demostrando o compromisso da UFMA com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento social.

Também participou da reunião Ariana Romão dos Reis, advogada e assistente técnica na Diretoria de Gestão da Inovação e Serviços Tecnológicos (DIST), e Hércules Oliveira, coordenador de Pesquisa e Inovação do EQT Lab.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade