Notícias

UFMA é destaque no Prêmio Fapema 2021

publicado: 06/12/2021 09h12, última modificação: 06/12/2021 16h24

Durante o Prêmio Fapema 2021 - Mulheres Cientistas do Maranhão, realizado na noite de quinta-feira, 2, no Teatro Arthur Azevedo, a Universidade Federal do Maranhão obteve grande reconhecimento por sua produção científica, com 14 pesquisadores premiados, entre 26 honrarias distribuídas aos cientistas de todo o estado. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, a docente Haíssa Oliveira Brito falou com comoção sobre sua mãe, Luciane Maria Oliveira Brito, professora do curso de Medicina da UFMA e homenageada especial in memoriam pela cerimônia, que também homenageou as pesquisadoras Ana Angélica Macêdo, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma); e Zafira de Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Luciane Maria ingressou na Universidade Federal do Maranhão como docente no dia 12 de junho de 1979, que carinhosamente chamava como a data que havia iniciado o “namoro” dela com a UFMA, revelou Haíssa, que relembrou a vida de sua mãe, sua paixão pela docência e pela Fapema e sua dedicação pelo que acreditava na vida pessoal e acadêmica. Haíssa contou sobre a emoção da professora Luciane ao ser ganhadora do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo, em 2019, na categoria sênior.

“Foi muito gratificante quando a gente fez a proposta. Depois da premiação, quando fomos comemorar, ela disse ‘Nossa! Eu me senti muito emocionada de subir no palco e ganhar o Prêmio, mas eu subi sozinha, e teria até mais graça se tivesse todo mundo, os alunos junto comigo’. A curiosidade, a sagacidade sempre foi um marco grande dela, e isso ela queria passar aos alunos, tanto de mestrado, quanto de doutorado, sempre quis que fossem dessa maneira. Além de ser professora, conseguia ser uma mãezona, ela era uma mãe de todos os alunos, então não só eu não perdi a minha mãe, todos os alunos acabaram sendo órfãos nesse sentido”, revelou, muito emocionada, agradecendo também o reconhecimento à vida dela.

O diretor presidente da Fapema, André Santos, fez um grande reconhecimento às homenageadas na noite e defendeu a pesquisa científica do Maranhão e do Brasil em seu discurso. “A Fundação fomenta hoje 529 projetos de pesquisa, que equivalem a 22 milhões de reais. E são 2.145 bolsistas de iniciação científica até a pós-graduação, que equivale a mais 32 milhões de reais. Do total de bolsistas, 64% são mulheres. E do auxílio aos pesquisadores, 47% são mulheres. Nosso estado é o segundo em fomento à pesquisa no país. Além disso, as três homenageadas desta noite, juntas, têm 221 páginas de Currículo Lattes, de história registrada que ainda não condensam tudo o que elas produziram no nosso tripé de ensino, pesquisa e extensão do Maranhão. As três representam não só as mulheres, como todos os cientistas do estado”, proferiu.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, parabenizou todos os pesquisadores premiados, todas as instituições de ensino do estado, as homenageadas e a Fapema. “São homenagens emocionantes e merecidas. O Maranhão é feito de muitas pesquisadoras, muitas cientistas muitas vezes anônimas, sem o reconhecimento público que merecem. O Governo do Maranhão tem procurado manter uma trajetória de lançamento de editais de investimentos em pesquisa, em ciência, em tecnologia e inovação. Viva o Maranhão, viva a ciência e vamos em frente”, destacou.

Prêmio Fapema 2021

Sobre Luciane Maria Oliveira Brito

A médica, professora doutora e pesquisadora Luciane Maria Oliveira Brito, graduada pela UFMA, foi a primeira doutora em Ginecologia do Maranhão e desenvolveu um grande trabalho à frente do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão (BTMA), do qual foi fundadora e coordenadora. Além disso, era Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão.

A pesquisadora participava de várias ações da pesquisa científica maranhense de sua respectiva área, bem como participou em editais como consultora Ad Hoc e Bolsista de Produtividade da Fapema, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de pesquisas no Estado do Maranhão, onde atuava em ginecologia e mastologia, com destaque nas patologias ginecológicas associadas ao envelhecimento, bem como no estudo do câncer, em particular as neoplasias induzidas pelo HPV.

Em 2019, a professora Luciane Brito foi uma das ganhadoras do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo — na categoria Pesquisador Sênior — Ciências da Saúde e, em 2020, foi uma das pesquisadoras que concorreram em Homenageados Prêmio Fapema pela mesma categoria, na edição especial realizada pela Fundação.

A docente foi vítima da covid-19 e veio a falecer no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, gerando consternação e diversas homenagens de várias instituições maranhenses.

Saiba mais

Em sua 16ª edição, o Prêmio Fapema deste ano foi dividido em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial Fapema. O evento premiou mais de 50 profissionais com o aporte financeiro total de R$ 216 mil, concedido pelo Governo do Estado do Maranhão e definido na programação financeira da Fundação. A solenidade também teve em sua programação a apresentação da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale, regida pelo Maestro Edson Cosmos Santos Alves, e o show de Flávia Bittencout.

Confira a lista de premiados da UFMA no Prêmio Fapema 2021:

Jovem cientista

Ciências Biológicas - Juliana Mendes Sousa, UFMA: “Perfil Metabolômico de Isolados de Infantum Reflete Diferenças na Resposta do Patógeno à Anfotericina B”, orientada pela professora doutora Mayara Ingrid Sousa Lima.

Ciências Exatas e Engenharias - Lisle Faray de Paiva, UFMA: “Classificação de Marcações Anatômicas do Trato Gastrointestinal em Imagens de Endoscopia Utilizando Redes Neutrais Convulsionais com a Função Triplet Loss”. O trabalho teve a orientação do professor doutor Anselmo Cardoso de Paiva.

Ciência da Saúde – Eduardo Bandeira Sousa Silva, UFMA: “Nanopartículas Bioativas de Niobato de Cálcio para Desenvolvimento de Sistemas Adesivos”. A orientação foi do professor doutor José Roberto de Oliveira Bauer.

 

Dissertação de Mestrado

Ciências Agrárias – Ygor Nascimento Portela, UFMA-Chapadinha: “Potencial de Utilização de Subprodutos do Babaçu em Silagens de Cana em Ração Total como Alternativa Nutricional para Ruminantes”. A orientação foi do professor doutor Anderson de Moura Zanine.

Ciências Humanas, Sociais e Linguística Letras e Artes – Janaina Lopes de Amorim, UFMA-Imperatriz: o “O Corpo está no Contrato? – Estudo sobre as ocorrências de assédio sexual contra mulheres jornalistas nas redações de Imperatriz”. A orientação foi da professora doutora Thaisa Cristina Bueno.

Ciências da Saúde – Ana Paula Matos Ferreira, UFMA: “SOS Mama: aplicativo móvel para puérperas que vivenciam dificuldades no aleitamento materno”. A pesquisa teve a orientação da professora doutora Adriana Gomes Nogueira Ferreira.

 

Inovação Tecnológica:

Rosane Nassar Meireles Guerra, UFMA: “Fitoterápico Anti-Hiperglicêmico ou Hipoglicemiante Obtido a partir da Ximenia Americana L. E seu uso”.

 

Pop Vídeo Ciências:

2º Lugar– Thauana Oliveira Rabelo, UFMA: “Plantas que Curam: Importância Cultural do Conhecimento dos Benzedores de Anajatuba (MA)”. A pesquisa foi orientada pelo professor doutor Eduardo Bezerra de Almeida Jr.

 

Tese de Doutorado:

Ciências Exatas e Engenharias – João Otávio Bandeira Diniz, UFMA: “Métodos para Segmentação de Medula Espinhal e Esôfago em Tomografia Computadorizada de Planejamento à Radioterapia”, sob a coordenação do professor doutor Aristófanes Corrêa Silva.

Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas Letras e Artes – Rosalva de Jesus dos Reis, UFMA: “Reserva Extrativista Marinha de Cururupu: Limites e Possibilidades à Sustentabilidade Ambiental”. A orientação foi da professora doutora Cláudia Maria da Costa Gonçalves.

Ciências da Saúde – Edilausson Moreno Carvalho, UFMA: “Desenvolvimento de Sistemas Adesivos Autocondicionantes Bioativos: Caracterização Físico-Química, Análise da Interface de União e Biotividade”, sob a orientação do professor doutor José Ribeiro de Oliveira Bauer.

 

Pesquisador Sênior:

Ciências Biológicas- Eduardo Bezerra de Almeida Júnior, UFMA.

Ciências Humanas, Sociais e Linguística Letras e Artes – Luciano da Silva Façanha, UFMA.

Ciências da Saúde- Erika Bárbara Abreu Fonseca, UFMA.

 

Confira a lista completa no site da Fapema

Com informações da Fapema.

Por: Luciano Santos

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: