UFMA e CREA-MA discutem diretrizes para fortalecer as áreas das engenharias no Estado do Maranhão

publicado: 22/04/2024 17h32, última modificação: 22/04/2024 17h32
UFMA e CREA-MA discutem diretrizes para fortalecer as áreas das engenharias no estado do Maranhão

Na última sexta-feira, dia 19, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Fernando Carvalho, recebeu o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Sérgio Fernando Saraiva da Silva, para uma reunião estratégica em que se discutiram novas diretrizes de parcerias entre as duas instituições, visando fortalecer o campo das engenharias na região.

Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados à profissionalização, intercâmbio entre profissionais e estudantes, além da participação do CREA em projetos conduzidos pela Superintendência de Infraestrutura da UFMA (Sinfra).

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, enfatizou a importância do diálogo com o CREA, na formação profissional de futuros engenheiros. “Conversamos sobre o fortalecimento da parceria entre a Universidade e o CREA, relacionado principalmente à questão dos cursos de engenharia, com a proposta de várias ações. Isso, com certeza, vai se desdobrar em outras reuniões, em que estamos convidando todos os coordenadores dos cursos de engenharia para que a gente possa então fazer um planejamento de atividades que vai envolver tanto os nossos professores dos nossos cursos de engenharias, como também os engenheiros que comandam hoje as estruturas dos prédios”, frisa.

O estreitamento dos laços entre a Universidade e o CREA permitirá a realização de ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento do setor de engenharias, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e para o avanço de projetos de infraestrutura na área.

“A ideia dessa conversa é reforçar esse relacionamento, que é muito importante, por serem duas autarquias federais, mas precisamos potencializar o que cada uma tem de excelência. A universidade é responsável pela formação do profissional, e o sistema, pelo acompanhamento da fiscalização desse exercício do profissional.  O mercado está solicitando a parceria desses dois elementos: uma excelente formação com excelente profissional no mercado para que possa preencher essa lacuna”, aponta o Conselheiro e Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-MA, Sérgio Saraiva.

O Superintendente de Infraestrutura da UFMA, Guilherme Abreu, destaca que a parceria entre UFMA e CREA pretende aproximar os cursos de engenharia das demandas do mercado, fornecendo suporte profissional e oportunidades de colaboração em projetos de infraestrutura.

“Temos vários cursos ligados às engenharias, tanto em São Luís, como em Chapadinha, Imperatriz e Balsas, e o CREA tem o profissional que pode auxiliar esses cursos até na própria divulgação do mercado, informando o que se precisa dentro do mercado, para os alunos também terem uma visão exatamente de mercado para quando eles se formarem ou decidirem por qual área vão seguir dentro do BICT. Essa relação direta vai servir para que eles tenham uma noção do que o mercado está precisando. Além disso, estamos convidando o CREA para algumas situações de infraestrutura na Universidade, para que participem na avaliação junto com a Sinfra”, explica.

Os próximos passos indicam a realização de reuniões estratégicas, palestras e mesas-redondas, com o objetivo de promover discussões entre estudantes e profissionais das engenharias sobre a formação e o mercado de trabalho dessa área profissional.

Por: Sarah Dantas

Fotos: Gabriel Jansen