Notícias

UFMA e Correios transformam o Natal de crianças no Sá Viana

publicado: 16/12/2025 16h08, última modificação: 16/12/2025 18h18
Parceria entre UFMA e Correios garantiu a entrega de presentes da campanha Papai Noel dos Correios a 84 crianças da Escola Comunitária Cristo Rei
UFMA e Correios transformam o Natal de crianças no Sá Viana

Papai Noel entrega presentes da Campanha Papai Noel dos Correios. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Na última segunda-feira, 15, o clima de Natal tomou conta da Escola Comunitária Cristo Rei, no bairro Sá Viana. Sorrisos, expectativa e olhos brilhando marcaram a chegada do Papai Noel e a entrega dos presentes da Campanha Papai Noel dos Correios, realizada pelos Correios e que conta com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da TV UFMA, entre os “padrinhos corporativos”. Ao todo, 84 crianças foram contempladas com os pedidos que haviam escrito em suas cartinhas.

Mais do que brinquedos, a ação levou afeto, atenção e a certeza de que alguém ouviu cada desejo escrito com cuidado. Para o gerente de Pessoas da Superintendência Estadual dos Correios no Maranhão, Domingos Bispo Sobrinho, a campanha tem um significado que vai além da logística.

“Essa é uma campanha importante porque conecta os desejos das crianças com os padrinhos, especialmente nesse momento do Natal. Nós, como a maior empresa de logística do país, fazemos essa ponte entre os sonhos das crianças com os padrinhos. A TV UFMA é um dos nossos parceiros mais antigos e fundamentais nesse processo”, destacou.

Entrega dos presentes da Campanha Papai Noel dos Correios - 15-12-2025

Lorrandra Bianca Rodrigues Pereira era só sorrisos com o seu presente. “Eu ainda não abri, mas eu fiquei muito feliz”, expressou a estudante.

Em 2025, a campanha trouxe uma novidade: não houve limitação de idade, desde que as crianças estivessem matriculadas até o 5º ano do ensino fundamental. O foco permaneceu em estudantes da rede pública e crianças atendidas por creches, escolas comunitárias e instituições socioeducativas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.

Para Domingos Bispo, o simbolismo da ação está no universo da infância. “Trabalhar com crianças nesse período é trabalhar com sonhos. Tem a questão também de estimular a criatividade por meio da escrita de cartas”, completou.

A UFMA, por meio da TV UFMA, atua como ponto de adoção das cartinhas e também como local de entrega dos presentes, fortalecendo o elo entre a Universidade e a comunidade.

Segundo Veronica Teles, da direção de produção da TV UFMA, participar da campanha é motivo de grande alegria. “Pra gente é uma alegria muito grande fazer parte desse projeto, que leva amor, solidariedade, generosidade e, claro, a felicidade também de colocar o sorriso no rosto de uma criança nesse Natal”, afirmou Verônica.

TV UFMA foi local de entrega dos presentes. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Na escola, a emoção também é compartilhada por quem acompanha de perto a realidade dos alunos. A vice-presidente da instituição, Daiane Gonçalves Castro, destacou a importância da continuidade da parceria:

“Para nós é muito gratificante. Já estamos indo paro o sexto ano dessa ajuda. Nós temos muito a agradecer aos padrinhos que doam presentes para nossas crianças, pois tem muitas delas que não têm nenhum para ganhar. A UFMA e os Correios sempre estiveram presentes, não só no Natal, mas sempre que precisamos”.

Campanha Papai Noel dos Correios

Criada a partir da iniciativa de carteiros que decidiram atender cartas endereçadas ao Papai Noel, a campanha cresceu, foi institucionalizada e hoje ocorre em todos os estados do Brasil. Em 2025, o Papai Noel dos Correios completa 36 anos de história, com mais de 7 milhões de crianças atendidas ao longo do tempo.

Somente no Maranhão, a campanha alcançou mais de 2.600 crianças, distribuídas em 27 instituições, entre escolas, creches, associações e abrigos. Em todo o país, 324 mil cartas foram disponibilizadas para adoção neste ano.

Ao unir esforços, a UFMA e os Correios reafirmam que o Natal pode ser, acima de tudo, um tempo de encontros — entre sonhos e solidariedade, entre palavras escritas com esperança e gestos capazes de transformar realidades.

Por: Ingrid Trindade, com informações dos Correios

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: