UFMA e Corpo de Bombeiros promovem curso básico sobre combate e prevenção de incêndios para colaboradores do Câmpus Imperatriz

publicado: 28/09/2021 13h24, última modificação: 28/09/2021 18h50

De forma presencial, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) do Câmpus Imperatriz e em parceria com o Corpo de Bombeiros, promoveu, no sábado, 25, um curso básico sobre “Combate e prevenção de incêndios” a colaboradores das unidades Bom Jesus e Centro.

Os tópicos abordados durante a capacitação foram “Noções básicas sobre combate a incêndio”; “Classe de extintores – como distinguir”; “Princípio de incêndio – como se comportar”; “Princípios que regem o fogo”; “Técnicas de abafamento, isolamento e resfriamento”; e “Gás liquefeito de petróleo (GLP)”. Ao todo, trinta funcionários terceirizados participaram do curso, entre agentes de limpeza e vigilantes. Para os próximos encontros, a proposta é realizar uma capacitação em primeiros socorros.

O professor Leonardo Hunaldo dos Santos, gestor da Sinfra no Câmpus Imperatriz, explicou que a intenção do curso é preparar os servidores para atuarem de forma rápida no combate ao incêndio tanto na UFMA quanto em casa. “A ideia surgiu por já haver demanda, necessidade de fazer com nossos terceirizados consigam lidar com uma situação de emergência, visto que eles estão durante todo o expediente na Universidade, então surgiu a ideia de realizar esse curso para agregar conhecimento sobre como podem atuar de forma emergencial não apenas aqui na Universidade, mas também nas suas casas”, declarou.

O gestor acrescentou que o curso é uma novidade para a instituição e que a ideia é ampliar o público e promover a capacitação para outros servidores da UFMA. “É um curso inédito, nunca tinha sido ministrado na Universidade aqui em Imperatriz, e a ideia é, posteriormente, promover para técnicos administrativos e professores, dependendo da disponibilidade do Corpo de Bombeiros”, enfatizou.

Auxiliar de serviços gerais há cinco anos na Unidade Bom Jesus, Francisco de Assis Conceição Gomes, revelou que já participou de outros cursos semelhantes e assegura que se sente preparado para atuar em casos de emergência. “O que mais me chamou a atenção foi o combate ao fogo. É uma experiência sair da rotina no local de trabalho, saber como agir, na hora da necessidade saber como ajudar os companheiros, como direcionar, por onde sair, não ficar em lugar aglomerado. Esses cursos são muito importantes para prevenir incêndios no local de trabalho, cuidar da segurança, preservar o patrimônio para não pegar fogo, essas coisas”, afirmou.

Suelane Sousa Lopes também é auxiliar de serviços gerais e há doze anos presta serviços para a unidade do Centro. Essa foi a primeira vez que ela participou de um curso de capacitação, e destaca a importância desse tipo de encontro para o aperfeiçoamento profissional. “Eu entendi como mexer nos extintores, pois eu tinha muita curiosidade de aprender e hoje eu tive a oportunidade de saber como usar. Já aconteceu um incêndio no Núcleo de Tecnologia da Informação quando eu estava trabalhando, e ninguém sabia como usar o extintor. Rapidinho tiramos tudo de dentro e chamamos os bombeiros. Agora, com esse curso, a gente já tem uma base do que fazer, de como apagar o fogo”, descreveu.

A capacitação foi realizada pelo capitão do Corpo de Bombeiros e estudante do terceiro período de medicina da UFMA, Rafael Passos Dias Goiano. Ele destacou a relevância de promover o curso para os servidores da Universidade. “É justamente preparar pessoas para dar o primeiro combate, a primeira resposta em casos de princípio de incêndio, orientar no manuseio de extintores, nos preventivos fixos do estabelecimento, a edificação em que ele se encontra para atuar de forma rápida e aguardar os bombeiros chegarem ao local”, esclareceu.

O capitão Goiano ressalta que as empresas e instituições de Imperatriz que tiverem interesse em promover cursos de capacitação devem solicitar o serviço por meio de ofício direcionado ao comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Major Isael Aguiar Chaves.

Saiba Mais

A Superintendência de Infraestrutura (SINFRA) da Universidade Federal do Maranhão é o setor responsável pela realização dos serviços de construção, manutenção da infraestrutura física, conservação, limpeza, paisagismo, transporte, segurança, fiscalização e controle do uso dos espaços físicos da instituição.

Além do curso de Noções Básicas em Combate a Incêndio, o Corpo de Bombeiros realiza capacitações nas áreas de atendimento pré-hospitalar, produtos perigosos, animais peçonhentos, entre outros.

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar é localizado na Rua Leôncio Pires Dourado nº 1286, bairro Bacuri – Imperatriz/MA. Os telefones para contato são: (99) 3525.3092 e (99) 3525-1663, enquanto que o e-mail é 3bbm@cbm.ma.gov.br.

Por: Hérika de Almeida

Fotos: Hérika de Almeida