UFMA é campeã da etapa coletiva dos Jogos Universitários Maranhenses 2022

2 | 4
3 | 4
4 | 4

A etapa coletiva dos Jogos Universitários Maranhenses (Jums) chegaram ao fim nesse fim de semana, entre os dias 11 e 12, com a Universidade Federal do Maranhão como campeã geral da competição. A UFMA participou no futsal masculino, basquete masculino, handebol masculino e feminino e vôlei masculino e feminino. No vôlei, a Universidade contou, inclusive, com equipes masculinas e femininas tanto do Câmpus São Luís, quanto do Centro de Ciências de Imperatriz.

Ao final da competição, a UFMA alcançou o primeiro lugar na pontuação geral. Duas medalhas de ouro foram conquistadas no vôlei masculino e no feminino, e conquistaram o bicampeonato da modalidade e a classificação para a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que serão realizados em setembro deste ano, em Brasília. Em sua participação, a delegação de Imperatriz conquistou o terceiro lugar no vôlei feminino do Jums. No handebol masculino, a UFMA ficou em segundo lugar na pontuação final e conquistou a medalha de prata.

Toda a preparação e participação em eventos esportivos faz parte do compromisso assumido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) com a comunidade acadêmica, segundo o pró-reitor Leonardo Soares. Como forma de apoiar e impulsionar a política esportiva da UFMA, houve a criação de uma divisão específica da Proaes, a Diretoria de Esporte e Lazer (DEL). O trabalho é coordenado por Flávio de Oliveira Pires, diretor da DEL, em parceria com a professora Elizabeth Santana, do Departamento de Educação Física.

Para o pró-reitor da Proaes, o objetivo é investir no esporte e, em parceria com os atletas, institucionalizar as seleções a as atléticas por meio de resolução. Ainda que seja um projeto embrionário, o pró-reitor conta que, aos poucos, a comunidade acadêmica percebe a valorização do esporte.

“O reitor está presente nos eventos e recebe os atletas. A Proaes cede o espaço do Núcleo de Esportes para as seleções e as atléticas. Estamos organizando uma política de melhoria dos treinadores e de atendimento psicológico dos atletas. Tudo isso mostra que estamos seguindo o caminho certo para colocar o desporto como uma prioridade na política estudantil na instituição, porque a gente sabe que promove integração, bem-estar, saúde mental dos nossos estudantes e alavanca o nome da nossa instituição, dentro e fora do Maranhão”, explicou Soares.

O Jums é organizado pela Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (Fame), entidade vinculada à Confederação Brasileira do Desporto Universitário. As finais ocorreram, principalmente, no Estádio Manoel Trajano, localizado no Complexo Castelinho. Após a etapa coletiva, está prevista a realização do Jums voltada para esportes individuais, como atletismo e artes marciais.

Saiba mais

Seleções e atléticas da UFMA em geral podem solicitar à Proaes a utilização do Núcleo de Esportes. Para utilizá-lo, é preciso enviar um ofício para o e-mail del@ufma.br para fazer agendamento. O espaço será cedido gratuitamente, de acordo com os dias e horários disponíveis e critérios de uso.

Confira os resultados da UFMA nas finais da etapa coletiva dos Jogos Universitários Maranhenses:

Vôlei masculino (disputa do 1º lugar): UFMA-São Luís 3 x 0 Uninassau

Vôlei feminino (disputa do 1º lugar): UFMA-São Luís 3 x 2 UNDB