UFMA é a única instituição do Brasil a prorrogar, até 30 de julho, o Programa Alunos Conectados, junto ao Ministério da Educação e Rede Nacional de Pesquisa

publicado: 24/06/2022 10h49, última modificação: 25/06/2022 16h29

Por meio de ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, a Superintendência de Tecnologia, que apresentaram um balanço do Programa Alunos Conectados na Universidade Federal do Maranhão e uma exposição de motivos detalhando a necessidade da continuar o programa até o fim do semestre letivo de 2022.1, o reitor Natalino Salgado articulou a aprovação pelo ministro da Educação, Victor Godoy, da prorrogação do programa até o dia 30 julho de 2022.

Com a prorrogação concedida pela MEC, os 1.123 discentes que atualmente são beneficiários da UFMA terão pacote de dados disponível até o dia 30 de julho deste ano. Com a atuação proativa da UFMA durante todo o Programa Alunos Conectados, inclusive sendo a primeira instituição do Brasil a entregar chips, no mês de outubro de 2020. Foram mais de três mil beneficiários ao longo de dois anos, em que a concessão da internet e dos tablets possibilitou a muitos estudantes o acompanhamento das atividades dos calendários acadêmicos vigentes na pandemia.

O projeto Alunos Conectados, foi desenvolvido no âmbito da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC), tendo por objetivo o fornecimento e o monitoramento de pacote de dados em Serviço Móvel Pessoal (SMP), para alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica, oportunizando o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do câmpus de sua instituição de ensino, no contexto da pandemia de Covid-19.

Saiba mais

A articulação da Universidade Federal do Maranhão ocorreu após o Ministério da Educação (MEC) enviar um ofício às instituições informando que o Projeto Alunos Conectados será encerrado oficialmente no dia 30 de junho de 2022, divulgado por meio do Ofício-Circular Nº 7/2022/CGPP/Difes/Sesu/Sesu-MEC, de 18 de maio de 2022.

Por: DCom