Notícias

UFMA e PMMA encerram as turmas 1 e 2 da especialização Comando e Estado Maior em cerimônia

publicado: 21/11/2024 09h12, última modificação: 21/11/2024 09h57
A especialização é uma parceria entre as instituições
UFMA e a PMMA encerramento das turma 1 e 2 do da especialização Comando e Estado Maior em cerimônia

Na última segunda-feira, 18, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizaram a cerimônia de encerramento das turmas 1 e 2 do curso de especialização Comando e Estado Maior. Ao todo, foram formados 108 policiais.

O curso é resultado de um convênio da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Administração e Ciências Contábeis, da Ageufma e da Polícia Militar do Maranhão, seguindo a lei orgânica 14.751/23, das polícias militares do Brasil, que atrela a última progressão funcional para o posto de coronel.

Para Rosângela Guimarães Rosa, coordenadora do Curso de Especialização “Comando e Estado Maior”, a especialização “traz, tanto para a Polícia Militar quanto para a sociedade brasileira, um grande ganho no sentido de que nós podemos, então, capacitar, em termos de gestão estratégica, os comandantes, os líderes da Polícia Militar do Maranhão. Então, isso é muito profícuo, isso é muito bom para todos nós”.

A especialização é mais uma das parcerias que a Universidade mantém com a PMMA, como afirma o reitor da UFMA, Fernando Carvalho: “nós já temos, junto com a Polícia Militar, a parceria desse curso em que nós já formamos duas turmas e estamos celebrando hoje a formatura desses militares. E estamos também dando início à terceira turma, que vai dar continuidade ao curso, que simboliza o fortalecimento da parceria que nós temos com a Polícia Militar”.

Aula Inaugural

A solenidade também marcou o início da terceira turma do curso de especialização Comando e Estado Maior. Os 33 novos alunos assistiram à palestra “O protagonismo da Polícia Militar na promoção de cidadania e justiça social no Brasil”, ministrada pelo ex-secretário de nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

A formação dos oficiais beneficia toda a sociedade, que vai aproveitar os frutos produzidos dentro da academia e serão repassados nas futuras ações da Polícia Militar.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Agda Matias

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: