Notícias

UFMA divulga resultado de distribuição de cem bolsas para monitoria remunerada

publicado: 28/11/2025 11h54, última modificação: 28/11/2025 14h40
UFMA divulga distribuição de 100 bolsas para monitoria remunerada

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e da Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (SQGRAD), divulgou, nessa quarta-feira, 26, a distribuição de bolsas para o semestre letivo de 2025.2 destinadas a Projetos de Nivelamento Acadêmico e Subunidades com Projetos de Ensino de Monitoria, conforme previsto no cronograma do Edital nº 405/2025 – PROEN.

Ao todo, foram distribuídas cem bolsas entre o Colégio Universitário (COLUN) e os cursos de graduação da UFMA, referentes ao Processo Seletivo de Monitoria Remunerada.

Acesse aqui o resultado.

De acordo com o pró-reitor de Ensino (PROEN), Romildo Sampaio, a oferta de bolsas de monitoria marca um momento histórico para a Universidade. “A concessão de bolsas para monitoria é a realização de um sonho, que só foi possível com o apoio da Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação, da Pró-reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), e do nosso reitor Fernando Carvalho. Vamos poder apoiar e reconhecer ainda mais um dos programas mais exitosos e amplos da nossa instituição.  Atualmente, são quase 700 monitores voluntários que atuam em quase 60% dos nossos cursos de graduação. Estamos assim diante de um momento histórico da nossa instituição”, celebra.  

Os estudantes atuarão como monitores remunerados nos Projetos de Ensino de Monitoria (PEM) e nos Projetos de Ensino de Nivelamento Acadêmico (PNA). O projeto visa consolidar estratégias de suporte educacional e melhorar os métodos de ensino e aprendizagem, além de estimular a capacitação de professores.

Seleção

Ao todo, a UFMA disponibilizará cem bolsas de monitoria por semestre letivo, destinadas a estudantes regularmente matriculados. Conforme o edital, a bolsa de monitoria não poderá ser acumulada com outros tipos de bolsas, sendo permitida apenas a combinação com auxílios moradia, alimentação ou creche. Estudantes com vínculo empregatício ficam impedidos de receber o benefício.

Seguindo a política institucional de promoção da equidade, terão prioridade na concessão das bolsas estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em: