UFMA disponibilizará curso de pós-graduação em Ciências Criminais e Direito Anticorrupção aos servidores do MPMA

publicado: 18/08/2021 12h09, última modificação: 18/08/2021 16h07

A Universidade Federal do Maranhão, representada pelo reitor Natalino Salgado, participou da cerimônia da assinatura do termo de convênio nº 3/2021 entre o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), na manhã de terça-feira, 17, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís. Esse convênio prevê a oferta do curso de pós-graduação lato sensu (MBA) em Ciências Criminais e Direito Anticorrupção.

Na ocasião, o documento foi assinado pelo reitor Natalino Salgado; pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e pela diretora da ESMP, Karla Adriana Holanda Farias Vieira. São ofertadas 50 vagas no curso, exclusivas para membros e servidores do MPMA. As atividades terão início em 2 de setembro e serão realizadas de forma quinzenal, sempre às quintas e sextas-feiras, de forma virtual. Serão 18 módulos, em nove meses, totalizando 360 horas de atividades.

As inscrições já estão abertas, e o edital pode ser acessado no site mpma.mp.br. Os inscritos também deverão fazer um trabalho de conclusão de curso no formato de artigo científico, que deverá ser entregue e defendido no prazo máximo de 12 meses a partir do início das aulas.

O procurador-geral de Justiça do MPMA declarou que os procuradores e promotores de justiça e os respectivos funcionários do Ministério Público precisam sempre estar atualizados, e isso requer uma formação acadêmica. “Um amigo meu, Helder Câmara, que foi arcebispo de São Luís por um dia e, logo em seguida, foi nomeado como arcebispo de Olinda, no Estado de Pernambuco, me disse quando eu era criança e nunca me esqueci destas palavras: "Só a educação liberta. E quanto mais estudos temos, mais liberdade temos para com o mundo”, enfatizou.

O reitor Natalino Salgado destacou que esse é um momento singular e afirmou que, além de atuar na educação, a Universidade Federal quer ser um exemplo para a sociedade e, para isso, está melhorando seus processos de gestão e aderindo à política de anticorrupção. “Isso precisa ser uma política contínua para que o país possa se desenvolver”, afirmou.

A diretora da ESMP, Karla Adriana Vieira, ressaltou que o curso de pós-graduação em Ciências Criminais e Direito Anticorrupção é uma construção coletiva que tem por base a atuação de antigos diretores da Escola, que, desde 2005, viram a necessidade de oferecimento de cursos de especialização para melhor servir à comunidade. “Fomos, entre as escolas do sistema de justiça do Maranhão, os pioneiros em oferecer cursos de pós-graduação”, lembrou.

O Ministério Público do Maranhão e a UFMA designaram como coordenadores do curso os professores da UFMA Lucylea Gonçalves França e Humberto Oliveira e a promotora de justiça e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da ESMP, Ana Luiza Almeida Ferro.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite; a corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho; e o professor Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CCOM-MPMA).

Com informações do Blog Hora Extra (Walkir Marinho).

Por: DCOM