Notícias

UFMA disponibiliza transporte para participação de estudantes no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), na Paraíba

publicado: 26/08/2025 17h25, última modificação: 26/08/2025 18h13
UFMA disponibiliza transporte para participação de estudantes no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), na Paraíba

Com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), 25 discentes de diversas empresas juniores da instituição participam da 32ª edição do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) em João Pessoa, Paraíba.

Com o tema "Histórias em Movimento", o evento, realizado entre 28 e 31 de agosto, é organizado pela Brasil Júnior e conta com a participação de jovens empreendedores de diversas instituições do país. O 32° ENEJ tem por objetivo apresentar o empreendedorismo como ferramenta para gerar impacto social, inovação e sustentabilidade.

Alinhada ao propósito de formar profissionais empreendedores na instituição, a UFMA disponibilizou um ônibus para que estudantes pudessem comparecer ao evento. A iniciativa, além de garantir conforto e segurança da ida dos alunos, possibilita a participação da comunidade acadêmica em eventos que contribuem significativamente para a formação dos discentes.

O diretor de Empreendedorismo da UFMA, Hélio Trindade, reforça que o apoio da UFMA à participação dos alunos no Encontro Nacional de Empresas Juniores demonstra o interesse da gestão em desenvolver uma cultura empreendedora na instituição.  “Essa iniciativa dos alunos de participarem do Encontro Nacional de Empresas Juniores em João Pessoa, na Paraíba, com o apoio da UFMA, é muito pujante para mostrar todo o interesse da gestão superior em desenvolver essa cultura empreendedora na nossa Universidade. Todos estão superfelizes. Nós vamos ter um evento de muito sucesso e muitas conquistas. Os alunos estão cada vez mais acreditando no poder do empreendedorismo e na força que eles formam para desenvolver a nossa Universidade e, consequentemente, o nosso estado”, destaca. 

De acordo com o coordenador de apoio estudantil da UFMA, Getúlio Borges, a Proaes oferece todo o suporte para que os alunos participem de eventos como o ENEJ. “A Proaes vem ajudando, dando assistência aos alunos em viagens, eventos, congressos, conferências e também no apoio à participação em atividades esportivas, que contribuem para a formação desse aluno, desse futuro cidadão que, em breve, estará no mercado de trabalho”, salienta.

O presidente da empresa júnior Prática, Gustavo Borges, ressalta que o incentivo da UFMA marca um período e experiências positivas em sua formação.  “A UFMA sempre esteve nos apoiando nesse processo de estar em um movimento empreendedor. Para a gente, é muito gratificante ver que a Universidade está investindo nos alunos. Hoje, com esse transporte, levando mais de 25 pessoas para João Pessoa, para conhecer pessoas novas, se capacitar e trazer todo esse conhecimento para a Universidade, é um momento muito especial. Para mim, particularmente, está sendo de grande emoção, muita alegria e, sem dúvidas, será uma das melhores experiências que vou vivenciar aqui na Universidade e, consequentemente, para o resto da minha vida”, frisa.

Por: Sarah Dantas

Produção: Lúcio Silva

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: