Notícias
UFMA disponibiliza sala do Núcleo Integrado de Acolhimento para atender à comunidade universitária
A sala está localizada no Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF).
A Universidade Federal do Maranhão já conta com a sala do Núcleo Integrado de Acolhimento (NIA). Trata-se de um espaço institucional criado para oferecer escuta qualificada, acolhimento e sigilo às pessoas que desejam tratar de situações relacionadas a assédio e discriminação, garantindo conforto, respeito e confidencialidade durante todo o processo.
O NIA é coordenado pela Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF) e atua em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), fortalecendo a política institucional de cuidado e enfrentamento às violências no âmbito da Universidade.
Segundo o diretor de Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas (DIDAAF), professor Acildo Leite, “o NIA é um avanço na consolidação de uma Universidade que se compromete, de forma concreta, com o cuidado, o respeito e a dignidade das pessoas. Faz parte da consolidação do compromisso assumido pela Gestão do Reitor Professor Fernando Carvalho em avançar na política da valorização da diversidade e inclusão de gênero, raça e etnia na UFMA, bem como do enfrentamento de todas as formas de violência, assédio e discriminação na Instituição. Voltada ao atendimento de toda as comunidade acadêmica Assim, a UFMA reafirma o enfrentamento que situações de assédio e discriminação não são naturalizadas e devem ser enfrentadas com responsabilidade, sensibilidade e ação. Esse espaço visa fortalecer a confiança da comunidade universitária e contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais justo, inclusivo e humano”.
Para a chefe da Divisão de Gênero e Diversidade, professora Gisa Carvalho, “o NIA é uma ferramenta estratégica para a promoção da equidade de gênero na UFMA. Ao garantir um espaço de escuta qualificada, sigilosa e institucional, o NIA contribui para romper silêncios, acolher trajetórias marcadas por desigualdades e fortalecer políticas de prevenção e enfrentamento às discriminações, reafirmando o compromisso da uUniversidade com a justiça social e a igualdade de direitos”.
Para acessar o serviço do NIA, a pessoa interessada deve enviar um e-mail para diged.didaaf@ufma.br, com a palavra “Acolhimento” no campo de assunto. No corpo do e-mail, é necessário informar apenas o nome e o vínculo com a UFMA. Após o envio, a pessoa que solicitou o atendimento receberá uma resposta com a disponibilidade de horários para agendamento.
O Núcleo Integrado de Acolhimento (NIA) integra o conjunto de ações da UFMA voltadas ao enfrentamento do assédio e da discriminação, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente universitário seguro, inclusivo e respeitoso para todas as pessoas.
Por: DIDAAF
Revisão: Jáder Cavalcante