Notícias
UFMA discute projetos para a cidade de Alcântara
Desenvolvimento, pesquisa e infraestrutura. Esses e outros temas foram abordados na terça-feira, 9, durante reunião, na qual o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado Filho, recebeu professores do curso de Engenharia da UFMA, Câmpus São Luís, e representantes da Prefeitura e comunidade da cidade de Alcântara.
Na pauta, projetos que já estão em execução e projetos futuros que devem ser realizados em parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Alcântara. Entre as principais questões levantadas, o apoio da Universidade à execução do Plano Diretor do município. Além da UFMA, a proposta recebe o apoio da Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (Secid-MA).
De acordo com a professora do curso de Engenharia Aeroespacial do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Cidade Universitária, Mikele Sant’Anna, o Plano Diretor será elaborado de forma participativa, de acordo com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento.
Ela ainda destacou outros projetos desenvolvidos pela UFMA em parceria com Alcântara. “Existem vários projetos que envolvem a UFMA e a Prefeitura, como a instalação da base institucional de Alcântara, além do projeto de melhoria de infraestrutura social que ocorre nas agrovilas; também o projeto Globe, que é um fomento da Agência Espacial Brasileira em parceria com a NASA, a UFMA e Prefeitura de Alcântara, entres outros voltados para a implementação de cursos da Universidade no município”, frisou.
Para o secretário municipal de Infraestrutura de Alcântara, Edson Cláudio, o Plano Diretor, que não é atualizado desde 2006, permitirá planejar e organizar a ocupação e o uso do espaço do município, tanto na sede como nos povoados. “Sem ele, é impossível sequer pensar em desenvolvimento municipal”, enfatizou, “Uma vez concluído, com a participação ativa de toda a comunidade alcantarense, o Plano permitirá, entre outros benefícios, avanços relacionados aos projetos e empreendimentos a serem desenvolvidos em Alcântara, a exemplo da expansão do Centro Espacial da cidade”, afirmou.
Ainda em destaque no diálogo, foi discutida a instalação da UFMA que, por sua vez, atenderá à crescente demanda de formação superior dos alcantarenses que, atualmente, deslocam-se até São Luís em busca de formação superior e melhores oportunidades de emprego, segundo abordou o secretário.
Estiveram presentes, além do reitor e do secretário de Alcântara, os professores Mikele Sant’Anna, Marina Martins, Marcos Aurélio Santos, José Renato Oliveira, Fernando Dias, além dos egressos da UFMA que estão trabalhando no Projeto Agrovilas, realizando o levantamento planialtimétrico por meio da empresa BIENA Engenharia, Thalline Batalha e Thalysson Nascimento.
Por: Aline Alencar e Júlio César
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante