UFMA discute parceria com a Escola Nacional de Administração Pública para o desenvolvimento de novas capacitações EAD

publicado: 03/04/2024 08h46, última modificação: 03/04/2024 13h43
DTED discute parceria com a Escola Nacional de Administração Pública para o desenvolvimento de novas capacitações EAD

Nessa terça-feira, 2, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do reitor Fernando Carvalho e da Diretora de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) Patrícia Machado, recebeu a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o intuito de firmar parceria para a criação de cursos na modalidade de educação a distância.

A reunião contou com a participação do diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Braulio Figueiredo, cujas ações são voltadas para a formação e capacitação de servidores federais, estaduais e municipais.

“A diretoria auxilia também na manutenção e sustentação dos cursos da Escola Virtual de Governo, que é uma plataforma com cursos autoinstrucionais abertos e gratuitos, visando uma maior democratização da educação no Brasil”, frisou.

Segundo o diretor, a expertise da Universidade com tecnologias educacionais irá oportunizar uma troca de experiências ainda mais enriquecedoras no projeto. “O propósito da visita é conhecer toda a equipe que está atuando no desenvolvimento de cursos EAD da UFMA e como essas novas tecnologias podem nos auxiliar a ofertar cada vez mais cursos com qualidade e acessibilidade para todos os cidadãos”, ressaltou Braulio.

Reunião UFMA e ENAP - 02.04.2024

O reitor da UFMA destacou a parceria entre a UFMA e a ENAP para desenvolver iniciativas inovadoras que impactem tanto os servidores como a sociedade, por meio dos sistemas de tecnologia e informação de qualidade que a Universidade oferece.

“A UFMA está colaborando com o senhor Braulio Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, para desenvolver novos projetos que beneficiem tanto os servidores do governo quanto toda a sociedade, com ênfase na melhoria do sistema de TI e na parceria com a UFMA Virtual para futuros frutos promissores” enfatizou.

Para a diretora da DTED, Patrícia Machado, a equipe é altamente qualificada e possui vasta experiência com cursos autoinstrucionais, que atua por meio dos programas como UNA-SUS/UFMA e UFMA Virtual, que visam a oferta de recursos inovadores na educação.

“A equipe está motivada para colaborar na solução dos desafios de recursos tecnológicos educacionais e para a formação de servidores públicos por meio da nossa experiência no desenvolvimento das ações pedagógicas e das tecnologias na educação ao longo desses anos na busca de aprendizagem inclusivas e acessíveis para todos os públicos”, afirmou a diretora.

Estiveram presentes, ainda, a coordenadora de Projetos da DTED, Camila Pontes; o coordenador do mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFMA) Walber Lins Pontes; a coordenadora de Gestão de Ofertas Educacionais, Elza Bernardes, representando a diretora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; e a coordenadora do UFMA Virtual, Christiana Salgado.

Por: Maiara Pacheco/DTED

Fotos: Gabriel Jansen e Maiara Pacheco