Notícias
UFMA desponta na qualidade da pós-graduação, mostra Avaliação Quadrienal da CAPES
21 cursos de pós-graduação tiveram aumento de nota na avaliação da CAPES. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrou, na última quinta-feira, 22, os resultados obtidos na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2021-2024. Ao todo, 21 cursos de pós-graduação tiveram aumento de notas, com destaque para o Programa de Políticas Públicas, que alcançou nota 7, considerada de excelência internacional.
Durante o encontro com coordenadores, docentes, discentes, egressos e demais servidores, no Palácio Cristo Rei, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, comemorou a conquista e destacou a perspectiva de abertura de novos cursos de doutorado. “A elevação das notas na avaliação da CAPES possibilitará a apresentação de quinze novos cursos em 2026 e com isso vamos passar para 37 cursos de doutorado. Essa avaliação também mostra a excelência da nossa Universidade, que é graças ao empenho dos nossos coordenadores, professores, discentes do programa de pós-graduação. Parabéns a toda a equipe da AGEUFMA pelo resultado”.
Na ocasião, a diretora de pós-graduação da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA), professora Rosângela Fernandes, destacou a importância do trabalho coletivo para o avanço da instituição. “Entre os cursos com aumento de nota, estão Odontologia, que passou de 5 para 6, e Políticas Públicas, que atingiu a nota máxima, 7, reconhecida como excelência internacional. Esse resultado representa um ganho muito significativo para a Universidade, fruto do trabalho da AGEUFMA, da Diretoria de Pós-Graduação e, sobretudo, do empenho de todos os coordenadores dos programas”.

A avaliação positiva da UFMA permite ampliação dos cursos de doutorado. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Critérios de avaliação
A avaliação realizada pela CAPES considera um conjunto de critérios que refletem a qualidade e a relevância dos programas de pós-graduação no país.
São analisados aspectos como a produção científica, que demonstra a capacidade de gerar conhecimento inovador; a formação de recursos humanos, evidenciada pela qualificação de mestres e doutores; o impacto social, que mede a contribuição dos programas para o desenvolvimento da sociedade; e a internacionalização, que avalia a inserção e o reconhecimento em âmbito global.
Com base nesses parâmetros, os cursos recebem notas de 1 a 7, sendo os conceitos 6 e 7 considerados níveis de excelência acadêmica internacional, reconhecendo programas que se destacam pela alta qualidade e relevância científica.
Segundo a pró-reitora da AGEUFMA, professora Flávia Nascimento, o avanço da UFMA tem uma importância que vai além da esfera acadêmica, atingindo o campo socioeconômico do Maranhão. “Nós temos estudos que mencionam que o aumento do número de doutores em um determinado estado está diretamente associado com o aumento das condições econômicas dele. Ou seja, fomentar a educação é um investimento no crescimento e desenvolvimento socioeconômico de qualquer região. Parabenizamos a todos que compõem os programas de pós-graduação e esperamos que todos os nossos esforços se revertam para o benefício da sociedade”.
Ao elevar a qualidade de seus programas de pós-graduação e alcançar patamares de excelência internacional, a Universidade Federal do Maranhão demonstra sua capacidade de transformar conhecimento em impacto real para a sociedade, consolidando-se como referência científica e contribuindo de forma decisiva para o futuro da educação e da inovação no estado e no país.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante