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2 anos de Gestão
UFMA desponta em qualidade do ensino no Maranhão nos últimos dois anos
Card: DCOM
Os últimos dois anos foram marcados por avanços importantes na qualidade de ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre os principais destaques estão o crescimento no número de ingressantes, criação de novos cursos, investimentos em auxílios estudantis, inovação e desenvolvimento tecnológico, ações que renderam à Universidade reconhecimento em rankings nacionais e internacionais.
No Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, a UFMA alcançou a 53ª posição entre as instituições de ensino superior brasileiras, com 67,61 pontos na nota geral. O ranking usa como base cinco indicadores principais: Pesquisa, Ensino, Mercado, Inovação e Internacionalização.
Já no World University Rankings 2025 da Times Higher Education, que avaliou 2.855 instituições de ensino ao redor do mundo, a UFMA figura entre as 1501 melhores instituições, sendo avaliada em critérios como Ensino, Pesquisa, Influência Científica, Internacionalização e Relação com o Setor Produtivo.
Resultados como esses se devem à criação de ações estratégicas que focam na qualidade da gestão e investimentos na área tecnológica, eixos que se desdobram e refletem positivamente em diversos setores da Universidade e, principalmente, na vida acadêmica dos estudantes.
Maristella Monteles, de 22 anos, cursa o 8º período do curso de Engenharia Química e conta que a UFMA e os programas oferecidos aos estudantes foram fundamentais para a sua trajetória universitária. “A UFMA teve um papel muito importante na minha trajetória e a minha visão sobre a universidade é bastante positiva. Ela contribuiu tanto para o meu desenvolvimento profissional quanto pessoal. No início, eu tinha muito receio de me expressar, mas, por meio da participação no centro acadêmico, nas empresas juniores e na pesquisa, consegui me desenvolver e superar esse bloqueio. Foi uma experiência muito positiva”, avalia.

Reitor Fernando Carvalho e professores da UFMA em visita ao Centro de Ciências de Chapadinha. Foto: Scom
Programa de Modernização da Universidade
Como parte dos investimentos realizados para fortalecer a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está o Programa de Modernização da instituição, implementado pela atual administração superior e aprovado por meio da Resolução Conjunta N° 01-CONSAD-CONSEPE, 14 de fevereiro de 2025. O foco do programa está em melhorias na infraestrutura da Universidade, na gestão acadêmica e na inovação tecnológica.
Debatido com a comunidade acadêmica desde 2024, o programa foi aprovado pelos Conselhos de Administração (CONSAD) e de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (CONSEPE), após uma visita aos doze centros da UFMA, realizadas para apresentar e discutir seus eixos norteadores.
Entre as primeiras ações do programa está a alteração do Estatuto e do Regimento Geral da UFMA, aprovadas pelas Resoluções nº 549-CONSUN e nº 550-CONSUN, de fevereiro de 2025, que viabilizou a padronização das subunidades acadêmicas, como instâncias básicas de gestão. A partir disso, a gestão otimizou a estrutura acadêmica e administrativa da UFMA, fortaleceu a qualidade do ensino e ampliou as ações de assistência e permanência estudantil.
No ano de 2024, foram debatidos, com os doze centros da UFMA, o Programa de Modernização. Foto: DCOM
Foram criadas novas diretorias e o fortalecimento das instâncias estratégicas da Reitoria, entre elas a Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (SQGRAD), responsável pela condução das políticas institucionais de avaliação e melhoria contínua da graduação.
Segundo o superintendente Jaiver Figueroa, os esforços da atual gestão já produzem resultados importantes, como a criação do Programas de Qualidade Institucional (PQI) e a Política de Permanência e Redução da Evasão e Retenção. “A criação da SQGRAD profissionalizou a gestão da qualidade dos cursos de graduação, estabelecendo processos e instrumentos antes inexistentes. Entre os avanços, destacam-se a elaboração e implementação do Diagnóstico de Curso, que reúne indicadores de permanência, desempenho, infraestrutura, corpo docente, avaliação externa e gestão acadêmica; a produção do Manual do Plano de Qualidade do Curso (PQC) e do Modelo de PQC, permitindo que cada curso estabeleça metas, ações, responsáveis, prazos e indicadores alinhados à Política de Qualidade; a criação de rotinas de monitoramento contínuo junto às coordenações, com análises de PID, oferta de componentes, consensos de avaliação, reuniões técnicas e orientações individualizadas; e a integração com PROAES, PROGEP, AGETIC, SIBI e demais setores para solucionar obstáculos que afetam o desempenho dos cursos. Esses instrumentos permitiram padronizar procedimentos, tornar as análises mais técnicas e dar suporte direto aos cursos para a melhoria efetiva de resultados”, salienta.
O superintendente frisa que essas ações geram bases concretas para elevar a qualidade acadêmica da instituição. “A Política de Qualidade e o QUALIGRAD impactam o estudante ao estruturarem mecanismos que garantem melhores condições de formação. Por meio do Diagnóstico, dos Planos de Qualidade e da avaliação sistemática, a universidade consegue identificar e corrigir fragilidades que interferem na vida acadêmica”.
A preocupação com a qualidade no ensino também se estende para a educação à distância. Por meio do investimento contínuo da Universidade em tecnologias educacionais avançadas, a UFMA se consolida como referência na formação de milhares de profissionais.
STED: Tecnologia como aliada do ensino
Um dos pilares da qualidade do ensino é o desenvolvimento de tecnologias educacionais, que ampliam o acesso ao ensino superior via EAD e oferecem múltiplas possibilidades ao público interno e externo.
Para atender à crescente demanda dessa modalidade, a Superintendência de Tecnologias da Educação (STED) foi reorganizada. Atualmente, ela é responsável por diversas frentes de atuação, entre elas, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFMA conta hoje com 39 polos ativos, representando 95% da rede UAB.
Por meio da STED, são ofertados 13 cursos de graduação EAD e 4 especializações em andamento, totalizando 6.867 estudantes matriculados, um crescimento de 2.700 alunos. Só em 2025, mais de 400 alunos concluíram seus cursos pelo sistema virtual da UFMA. Para 2026, estão previstos mais três novos cursos, totalizando sete.

Modalidade de ensino remoto da UFMA avança, segundo indicadores da STED. Infográfico: Erika Viana (DCOM)
Segundo a superintendente Patrícia Machado, o foco da Universidade em tecnologia representa avanço e inclusão. “Nesses dois anos, avançamos muito na qualidade da educação. Conseguimos avaliar e aprimorar o desenvolvimento dos nossos alunos. Houve melhorias na oferta de cursos, na área de tecnologia, na produção de recursos educacionais e nos sistemas para disponibilizar esses produtos, além de avanços na atenção ao aluno. Hoje, nossos alunos da modalidade EAD têm o mesmo reconhecimento que os alunos presenciais. Eles têm direito à biblioteca, ao restaurante universitário, à carteirinha de estudante - e isso representa um ganho muito positivo para quem cursa o EAD”, avalia.
A STED também conduz projetos paralelos, como o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que focam na criação de Ambientes Virtuais e integram os sistemas digitais da Universidade. Na prática, essas soluções tornam os processos internos mais ágeis para docentes, técnicos e toda a comunidade acadêmica.
Outro destaque é a UNA-SUS/UFMA, braço maranhense da rede nacional UNA-SUS, vinculada ao Ministério da Saúde, que promove ações educacionais de alcance nacional.
Além das ações já consolidadas, a STED prepara o lançamento de quatro novos cursos de extensão, totalizando 165 horas de formação. As temáticas contemplam áreas estratégicas e de grande relevância para a qualificação profissional, como Estudos Técnicos Preliminares, Termo de Referência, Gestão e Fiscalização de Contratos e Habilidades Socioemocionais em EAD.

1º Workshop de Integração dos Programas da superintendência da UFMA. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Também estão em desenvolvimento três novos ambientes virtuais institucionais, como o STED+, o STED+ AVA Presencial e Sistema de TCC, integrando docentes, estudantes e coordenações.
Expansão, inclusão e excelência
Os outros dados que atestam o avanço da Universidade Federal do Maranhão vêm da Pró-reitoria de Ensino (PROEN). Em 2025, a instituição registrou um aumento considerável no número de novos ingressantes em relação a 2023, totalizando 5.893 estudantes nos cursos de graduação. Além disso, a instituição também registrou progresso na taxa de conclusão dos cursos de graduação. Ao final de 2025, a Universidade terá 3.331 concluintes, 13% maior do que o obtido em 2023.

Dados da Pró-reitoria de Ensino mostram avanço na qualidade de ensino e aumento no número de concluintes. Foto: Agaminon Sales (SCOM).
Os dados mostram ainda que 100% dos cursos oferecidos pela UFMA receberam avaliações positivas do INEP/MEC em 2024 e 2025, sendo 47% com conceito 5 (excelência máxima) e 42% com conceito 4, comprovando o avanço na qualidade do ensino da Universidade.
O pró-reitor de ensino da UFMA, Romildo Sampaio, comenta sobre os avanços identificados nos dois últimos anos da Universidade. “Tivemos melhorias nos nossos indicadores de ingressantes e de concluintes, nas nossas diferentes modalidades de oferta, nos nossos cursos regulares, nos nossos cursos à distância e nos nossos cursos de programas especiais. Foram dois anos de muitas realizações na graduação”, comentou.

Anualmente, a UFMA realiza a Feira das Profissões com o objetivo de apresentar os cursos de graduação para alunos da rede básica de ensino. Foto: Ingrid Trindade (DCOM)
Sistema integrado de bibliotecas
Os dados do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da UFMA também registraram números positivos. As bases TARGET GEDweb e vLEX registraram mais de 2.000 usuários/acessos em cada, o que indica aumento da qualidade da produção acadêmica em conformidade com o rigor científico e padrão técnico nacional e internacional.
Como principais ações desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), o diretor Cesar Castro destacou a ampliação do acervo disponibilizado à comunidade acadêmica, além da promoção de eventos que estimulam a utilização das obras. “Destacamos a ampliação das bibliotecas digitais que tem oportunizado a comunidade universitárias dos cursos de graduação, pós-graduação o acesso a uma maior quantidade de materiais informacionais. Melhoria das atividades de atendimento ao público por meio de eventos, seminários e exposições. E, ainda, a incorporação e tratamento de mais de 15 mil obras raras datadas desde o século XIX”, comentou Cesar Castro.
Também em 2025 houve aumento de 51% na quantidade de artigos com DOI prefixo UFMA exportados para CrossRef, indicando maior rastreabilidade e visibilidade internacional das produções publicadas pela UFMA. Na prática, permite que o conhecimento gerado na instituição seja reutilizado por outras comunidades científicas e sociais.
Com a aquisição da Biblioteca Virtual Pearson, houve a ampliação do atendimento à comunidade acadêmica para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, especialmente para o alcance dos alunos de cursos EAD.
De olho no futuro
Ainda em 2025, a Universidade expandiu o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com a inclusão de três novos cursos no programa, alcançando no total 28 novos municípios do Maranhão. Isso representa um crescimento de 311% na área de atuação.
Em números reais, 3.700 novos professores receberam a oportunidade da formação, representando um aumento de 583%. Como forma de inclusão, foi lançado o PARFOR Equidade, que oferece três novos cursos a 16 municípios do estado, totalizando 360 novos estudantes.
A universidade também se alinhou às demandas da atualidade ao criar o Bacharelado em Inteligência Artificial (IA). Lançado em 2025 e com previsão de início para o primeiro semestre de 2026, o curso visa preparar os estudantes para atuarem em um dos setores que mais crescem na área de tecnologia.

Lançamento do Bacharelado em Inteligência Artificial da UFMA. Foto: Agaminon Sales (DCOM)
Segundo Romildo, o foco na criação de novos cursos são demandas reais do mercado de trabalho no Maranhão, que exigem profissionais cada vez mais qualificados. “A gente veio atender demandas históricas em relação às necessidades de formação especializada para o Estado do Maranhão. Então, hoje já está em funcionamento o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, o curso de Licenciatura em Educação Inclusiva e o curso de Licenciatura em Educação Quilombola. A UFMA também deu um passo muito consistente nesse sentido com a criação de um curso de bacharelado em Inteligência Artificial, que já ofertará vagas para 2026. São demandas muito claras da sociedade e a gestão superior nos seus dois primeiros anos, já entregou esses resultados”.
Os avanços da UFMA em diversas áreas mostram que os últimos dois anos de gestão foram de mudanças importantes para a consolidação da Universidade no cenário regional, nacional e internacional. Refletem não apenas a eficiência da gestão, mas também o engajamento de toda a comunidade universitária na construção de uma instituição mais forte, conectada com as demandas sociais e preparada para os desafios do futuro.
Por: Agaminon Sales
Produção: Sarah Dantas
Fotos: SCOM e DCOM