Notícias

UFMA dá início ao curso de especialização "Comando e Estado Maior", destinado aos bombeiros militares do estado

publicado: 01/10/2025 12h25, última modificação: 01/10/2025 12h57
UFMA dá início ao curso de especialização ‘Comando e Estado Maior’ destinado aos bombeiros militares do estado

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), realizou, nessa última terça-feira, 30, no Auditório Central, Câmpus Dom Delgado, a aula inaugural da primeira turma do curso de especialização "Comando e Estado Maior" (CCEM), destinado aos oficiais superiores da corporação.

O evento contou com uma mesa de abertura e a palestra on-line "Escolhas Poderosas: como a liderança autêntica pode despertar sua consciência e transformar seu mundo", ministrada pelo Coronel QORR Marcos de Oliveira, ex-Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Durante a abertura, autoridades destacaram a relevância da parceria entre a UFMA e o CBMMA para a formação de profissionais de segurança pública. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, ressaltou o caráter histórico da iniciativa. “Hoje é um dia histórico para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, vai dar início ao primeiro curso de Comando e Estado Maior. É um curso obrigatório para a carreira do oficial superior da nossa corporação, tanto para ser promovido ao posto de coronel, quanto para assumir a função de comandante-geral. Então, nós queremos agradecer tanto ao Governo do Estado quanto à UFMA a parceria que possibilitou que este curso, que é de fundamental importância para o conhecimento e engrandecimento da nossa instituição”, afirmou.

O curso, que integra a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros (Lei n° 14.751/23), se torna, a partir desta primeira edição, requisito obrigatório para a ascensão ao posto de coronel e para o exercício de funções estratégicas de comando dentro da corporação.

Para o tenente-coronel Alonso Ricardo, aluno da turma, a expectativa é de que a especialização represente um marco na formação dos oficiais. “É um curso pioneiro para o Corpo de Bombeiros do Maranhão, voltado aos oficiais superiores que buscam galgar o último posto da corporação. A nossa expectativa é que seja um curso da mais alta qualidade, porque vai tratar de questões de gestão, consagrando a carreira oficial”, revelou.

Aula Inaugural CCEM Corpo de Bombeiros - 30-09-2025

A coordenadora do CCEM e professora do curso de Administração da UFMA, Rosângela Guimarães Rosa, evidenciou a importância da aproximação entre as universidades e as instituições de segurança. “Este é um espaço de produção de conhecimento científico, de estudo e de aprofundamento inestimável para os oficiais. A academia possibilita esse tempo de reflexão e atualização, fundamental diante da rotina intensa da corporação. É um programa recente no Brasil, mas que tem impacto significativo, capacitando as lideranças para gerir com estratégia e fortalecer a gestão pública em segurança e defesa civil”, alegou.

O curso tem carga horária de quinhentas horas, estruturadas em oito meses, ofertado nas modalidades híbrida e remota, com disciplinas voltadas para gestão pública, estratégia, meio ambiente e gerenciamento integrado de crises. Ao final, os oficiais deverão apresentar um projeto técnico voltado à aplicação prática no sistema de segurança pública.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do CBMMA, tenente-coronel Hérisson de Moraes, o curso representa um avanço no processo de qualificação dos quadros da corporação. “O CCEM constitui um elemento instrumentalizador indispensável para a capacitação em cargos de direção estratégica, preparando nossos oficiais para a complexa gestão institucional. O objetivo é elevar os padrões de eficiência e eficácia da segurança pública, aliando conhecimento acadêmico e prática profissional”, declarou.

A aula inaugural do CCEM reforça o início de um ciclo que consolida a integração entre a academia e a segurança pública no Maranhão.

 

Por: Geovanna Selma

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: