Notícias

UFMA dá início ao 45° Festival Maranhense de Coros

publicado: 12/11/2025 10h44, última modificação: 12/11/2025 16h22
UFMA dá início ao 45° Festival Maranhense de Coros

Coral UFMA abre as apresentações do 45° Femaco. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o Festival Maranhense de Coros, um dos mais importantes e tradicionais eventos de canto coral do país, foi aberto nessa terça feira, 11, e segue até o dia 14 de novembro, em São Luís, com o objetivo de estimular e difundir a prática do canto coral e promover o intercâmbio cultural entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade.

“São quarenta e cinco edições do nosso Femaco, um festival que representa a cultura e a arte da Universidade e é um festival que tem mostrado que a Universidade não é só ciência e inovação, mas também que traz a humanização, por meio da arte e da cultura”, destacou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, o Festival é uma alegria, mas uma responsabilidade da Universidade com a promoção de cultura no estado. “[O Festival] significa muita alegria, mas também grande responsabilidade, porque você mantém há quarenta e cinco anos um projeto como o Femaco, um projeto que forma plateias, que forma profissionais, um projeto que leva arte de qualidade, a música de qualidade à população. Então, também há uma grande responsabilidade por esse momento de alegria, de confraternização, de trabalho coletivo”, declarou.

A diretora de Assuntos Culturais, Rosélis Barbosa Camara, destaca o caráter formador do Femaco: “um projeto tão longevo que formou e continua formando cantores, músicos, maestros, pessoas da música para a sociedade maranhense. Então, é um projeto de extensão cultural com uma contribuição enorme do ponto de vista de levar a arte e cultura, de levar o canto coral, de fortalecer o canto coral, mas também de formar pessoas, ligar profissionais da música nos vários âmbitos”.

Rosélis ainda acrescenta: “esse é o legado que a Universidade Federal, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, deixa. Esse elo também com a sociedade, com o extramuros da Universidade. Levar arte, cultura em forma de canto, de canto coletivo e de formação cidadã também para a sociedade maranhense”.

Durante os quatro dias de evento, corais infantis, infantojuvenis e adultos de vozes mistas ou iguais, de todo o Brasil, se revezam no palco do Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, com entrada gratuita.

Viver o Femaco

Para além da valorização do canto coral, o Festival é um momento especial para quem vai subir ao palco. O Femaco já trilha uma trajetória há 45 anos, mas há quem esteja estreando no canto e em participações em festivais. É o caso de Jade Santos e sua mãe, Vanderlene dos Santos, ambas no Coral Kayrós.

Vanderlene e Jade se encantaram com o canto coral, durante uma apresentação do coral na sua comunidade e decidiram entrar para esse universo do canto coletivo.

“Faz seis meses que nós entramos no coral. Pra mim, tá sendo uma satisfação muito boa. Tô muito feliz de estar aqui com eles, é uma emoção muito grande. Tem sido uma experiência única na nossa vida, ainda mais que eu estou do lado da minha filha, ela que me incentiva”, expressou Vanderlene.

Jade compartilha dos mesmos sentimentos positivos que a mãe com a experiência. “Estão sendo maravilhosos esses seis meses no coral, que virou como uma família. Então, estar aqui no Femaco estreando, o sentimento é maravilhoso”, afirmou a estreante.

Diferente da mãe e da filha que vivem a primeiro contato com um grande festival, Miryan Pinheiro, já veterana, não esconde a emoção de participar mais um ano do Femaco e destaca o conhecimento que vem com isso.

“A minha experiência no Femaco, também no canto coral, é uma experiência de superação de timidez e de aprendizado: de conhecer notas musicais, de aprender mesmo canto coral, de se concentrar, também estudar partitura. Tudo isso tá envolvido. E pelo coral da UFMA ser o anfitrião do Femaco, aí se torna especial”, contou Miryam.

Nessa noite de abertura, se apresentaram os corais UFMA, o anfitrião da festa, Vozes da Unabi-UEMA, Brilho Celeste, Kayrós, e Liberty Music Coral. A primeira noite do FEMACO finalizou com uma apresentação conjunta dos grupos interpretando as canções Saudades do Maranhão e Auto do Boi Vagalume, sob a regência do maestro Fernando Mouchrek.

Todos os corais reunidos sob a regência do maestro Fernando Mouchrek. Foto: Ingrid Trindade/Dcom

Festival Maranhense de Coros

Ao longo dos anos, o Femaco consolidou-se como um dos mais importantes eventos de canto coral do Maranhão, sendo uma plataforma essencial para o fortalecimento do cenário musical local. A programação cultural conta com a participação de renomados coros.

O festival não tem caráter competitivo. São realizadas apresentações dos grupos corais a fim de celebrar as potencialidades culturais locais, regionais, nacionais e internacionais.

 

Confira a programação dos próximos dias

12 de Novembro (quarta-feira)

18h - Corais Infantis

Coral Universidade Infantil Rivanda Berenice

Bentivi Voices

Coral do NAE

19h - Corais Adultos

Coral Professora Maria de Jesus

Coral Arte-Canto

Coral Sesc Vozes da Sabedoria

Coral Nossa Voz

Madrigal Olga Mohana – UFMA

13 de Novembro (quinta-feira)

18h - Corais Infantis

Coral Mokiti Okada Infanto Juvenil

Coral Uirapuru – Colégio Eureca

Coral Reforço Escolar Ok Idiomas

19h - Corais Adultos

Coral Canto de Luz – Uniti-UFMA

Coral da IPI em Vicente Fialho

Madrigal Som das Águas

Ópera Livre GC

Coro da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale

14 de Novembro (sexta-feira)

18h - Corais Infantis

Coral Kayrós infantil

Coral Infantojuvenil Canto do Uirapuru e Coral Luz e Vida

Coral Nossa Voz – Colun

19h - Corais Adultos

Coral Vozes da Limpeza

Coral Maranatha

Coral Santana

Coral Municipal de São Luís – Emmus

Coral São João

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade 

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: