Notícias

UFMA dá início à 37ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e à 17ª edição do Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMITI)

publicado: 24/11/2025 17h08, última modificação: 01/12/2025 14h52
Mais de 1000 trabalhos científicos, de todos os 12 centros da UFMA, serão apresentados entre os dias 24 e 28 de novembro
UFMA dá início à 37ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e a 17ª Edição do Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMITI)

Abertura da 37ª edição do Seminário de Iniciação Científica SEMIC e SEMICTI. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Nesta segunda-feira, 24, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu início à 37ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e da 17ª Edição do Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMITI), promovida pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA). Durante os cinco dias de programação, alunos bolsistas, voluntários e pesquisadores irão apresentar o resultado de pesquisas realizadas no ciclo 2024-2025. 

Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, o seminário é uma oportunidade de trocar experiências e divulgar os avanços da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. “Não é só um evento, é uma troca de experiências entre os nossos alunos e professores, portanto é um momento em que a nossa Universidade mostra tudo o que está sendo desenvolvido pela UFMA em termos de pesquisa e inovação. Temos feito grandes investimentos, como o aumento das bolsas, melhorias das condições dos laboratórios e dando todo o apoio à Ageufma para que ela possa realizar o seu trabalho com qualidade”, destacou o reitor.

Neste ano, mais de 1.000 trabalhos científicos foram inscritos em todos os câmpus da UFMA. A pró-reitora da AGEUFMA, Flávia Nascimento, ressaltou a importância do evento para a valorização desses trabalhos e fortalecimento das pesquisas desenvolvidas pela Universidade. “É uma forma de divulgar a ciência que se faz na nossa universidade, as pesquisas feitas pelos nossos alunos de graduação, pelos alunos do ensino médio tanto do COLUN quanto de outras escolas. Teremos apresentações de todas as áreas em todos os dias aqui no Centro de Convenções da UFMA”. 

SEMIC e SEMITI valorizam trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes. Foto: Sarah Dantas (DCOM)

Parcerias que impulsionam a pesquisa

Ainda na cerimônia de abertura, o presidente da Fundação Sousândrade, Walter Nunes, ressaltou que o seminário é uma forma de reconhecer o trabalho dos pesquisadores e incentivar a criação de novos trabalhos de pesquisa.  “Podemos esperar muita coisa boa, muitos trabalhos maravilhosos. Nós sempre apoiaremos esses eventos no sentido de fortalecer mais a nossa Universidade. A proposta do reitor Fernando Carvalho é, sem dúvida, o fortalecimento da pesquisa, do ensino e da extensão. É um grande orgulho participar deste evento”. 

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Cristiano Capovilla, também destacou a importância de valorizar a pesquisa científica, um dos pilares de desenvolvimento do Maranhão. “O SEMIC/SEMITI é o maior evento de popularização da ciência do maranhão em particular na UFMA, a maior universidade do Estado. E a FAPEMA sempre está no fomento dessas pesquisas de iniciação científica, que nós acreditamos ser o caminho para formação inicial dos cientistas e futuros pesquisadores do Maranhão. Portanto, é uma grande alegria olhar muitas pesquisas e projetos sendo apresentado neste magnífico evento”. 

Seminário promove troca de experiências entre discentes e docentes pesquisadores. Foto: Agaminon Sales (SCOM)

Expectativas 

A estudante de filosofia da UFMA, Iasmim Costa Cabral, é voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC). Para ela, o seminário é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e mostrar ao público como as pesquisas na área de filosofia são realizadas. “Estou ansiosa, é a minha primeira vez, então estou cheia de expectativas para esse evento. Meus colegas vão apresentar um trabalho que durou um ano para ser feito e hoje vamos apresentar, além de ver como está a expansão das pesquisas, principalmente na área de filosofia, que é uma área muito boa, porém um pouco desvalorizada. E essa é a oportunidade de mostrar o que realmente é a filosofia e como funciona o trabalho de filósofo nas pesquisas”, defendeu. 

Abertura SEMIC e SEMITI 2025

As apresentações ocorrerão no Câmpus de São Luís e nos câmpus do interior. O diretor de Pesquisa da AGEUFMA, Eduardo Almeida Júnior, explica que o evento fomenta a troca de experiência entre os pesquisadores. “A gente espera muito aprendizado, muita troca, muita vivência dos alunos, porque nesse momento o PIBIC mostra o que produziu ao longo deste ano. Nós estamos apresentando a produção de 2024 e 2025 e a gente espera que a comunidade venha prestigiar os colegas pelos projetos desenvolvidos, então hoje é um momento de celebração pelos resultados alcançados”. 

O encerramento será realizado no dia 28 de novembro, a partir das 15h, também no Centro de Convenções da UFMA. Durante a cerimônia de encerramento, serão premiados os melhores trabalhos apresentados no SEMIC e SEMITI, reconhecendo iniciativas de destaque na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico. 

Assim, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se destaca como uma das principais instituições de ensino do estado a formar novos pesquisadores na região.  

Por: Agaminon Sales

Fotos: Agaminon Sales e Sarah Dantas

registrado em: