UFMA cria canal no WhatsApp para se aproximar da comunidade acadêmica

publicado: 26/04/2024 13h01, última modificação: 26/04/2024 15h33
UFMA cria canal no WhatsApp para se aproximar da comunidade acadêmica

Com o intuito de aproximar-se da comunidade acadêmica, em especial os discentes, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Comunicação (DCom), criou o canal de transmissão da UFMA no aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando ainda a necessidade de informar o público de forma mais direta.

A implementação do canal busca a transparência, objetividade e curadoria das informações mais relevantes para o corpo estudantil e que podem ser repassadas de maneira instantânea e centralizada. As atualizações acontecerão de maneira rápida e não se misturarão com as abas de conversas dos usuários, os participantes poderão demonstrar interesse ao conteúdo compartilhado com reações ou votação em enquetes.

A Diretora de Comunicação, Francinete Louseiro, destaca a importância da criação do canal para comunicação interna e externa da Universidade: “Esse foi um produto produzido por uma de nossas bolsistas, a Maria Victoria, e a intenção é que nós possamos colocar notícias rápidas, coisas que acabaram de acontecer no campus e que os alunos precisam saber de maneira instantânea. Hoje o WhatsApp é muito utilizado em vários aspectos e, realmente, de forma organizacional, várias empresas já usam. O fato de ser instantâneo facilita todo o processo e essa é a principal importância, especialmente para o nosso público interno como discentes, docentes, técnicos, servidores e funcionários”.

O processo de criação do canal foi explicado pela bolsista, Maria Victoria, que enxergou como um desafio a nova forma de comunicação interna: “Estou na UFMA há 1 ano e nesse tempo sempre senti uma deficiência na forma como nos comunicamos, a falta de centralização onde muitas notícias se viam perdidas no meio de tantas outras em redes sociais como o Instagram, que abria mais um portfólio para a Universidade do que, de fato, um site de informações instantânea. Quando entrei para a Diretoria de Comunicação, por meio do projeto Comunica Mais, os coordenadores lançaram o desafio para propor novas ideias que poderiam ser integralizados nos meios de comunicação da instituição e desde então venho pensando e analisando nossas principais demandas, como aluno e como bolsista”.

A aluna ainda destaca o processo de criação do canal, suas principais pesquisas e dúvidas em relação a implementação do meio à comunicação da UFMA: “Pesquisei em sites de diversas universidades para analisar como funcionavam sua comunicação em um panorama geral, especialmente nas universidades públicas. Entrei em contato com diversas pessoas dos campus do continente, analisei suas demandas e carências em relação a disseminação de informação nas redes sociais e, a partir dessas devolutivas, pude visualizar as principais demandas e onde poderia investir, pensei no e-mail institucional e então nas redes sociais como o WhatsApp” destaca.

Maria Victoria explica que o canal de transmissão já é uma realidade na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por exemplo, e partir da pesquisa, da análise e separação de demandas, ela pôde pensar na melhor alternativa que pudesse integralizar as informações em um só local, atrelado ao fato do WhatsApp ser uma rede social de fácil acesso e popular, onde só é necessário um celular ou tablete com acesso à internet e número de telefone para ter acesso as funcionalidades. A discente ainda complementa: “Eu acredito que é um recurso muito importante, vai ajudar tanto nós alunos como a integralização da comunidade acadêmica”.

Seguindo o objetivo de ser uma ponte entre universidade e comunidade, o conteúdo a ser compartilhado no canal abordaram temas como: calendário acadêmico, como prazos das principais ações que discentes precisam realizar; edições das newsletters; campanhas, como exemplo de campanha de vacinação, campanha de doação de sangue e afins; ponto facultativo e feriados; notas informativas como Sigaa fora do ar, funcionamento do campus nas férias, alteração no funcionamento do R.U e etc.

Siga o canal "UFMA" no WhatsApp, clicando AQUI!.

Por: Karina Soares

Produção: Ingrid Trindade