Notícias
UFMA conquista novo Mestrado Interdisciplinar no CCSB
Foi aprovado o novo Mestrado Interdisciplinar: Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, no Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), por meio da CAPES.
De acordo com Josenildo Brussio, coordenador do projeto de mestrado, a ideia de criação do Mestrado Interdisciplinar surgiu em janeiro de 2019, quando cerca de catorze doutores do Câmpus de São Bernardo começaram a discutir uma proposta de um programa para o câmpus de maneira interdisciplinar. Foram cinco anos de pesquisa e organização, que também sofreu interrupções nos anos de pandemia.
Para o coordenador, a aprovação do Mestrado Interdisciplinar na região do Baixo Parnaíba maranhense é uma realização de um grande sonho e até mesmo uma demanda reprimida de muitos anos, visto que o Câmpus de São Bernardo existe há treze anos, conta com quatro licenciaturas interdisciplinares e um bacharelado em Turismo, que também tem caráter interdisciplinar.
Os cursos do Câmpus de São Bernardo atendem a cerca de oito municípios nas adjacências. Para Josenildo Brussio, um fato importante de se observar, no panorama acadêmico, é que a aprovação do projeto de mestrado traz consigo uma maior capacitação para estudantes do Baixo Parnaíba, uma formação continuada, não só limitada à graduação.
O programa atenderá a egressos de licenciatura, do curso bacharelado de Turismo e também professores da rede pública e privada do município de São Bernardo e adjacências, que envolvem oito municípios, além dos demais profissionais, de iniciativa pública e privada, que lidam com outros setores da sociedade, como da questão do comércio e da indústria.
“A expectativa da abertura da primeira turma é para o primeiro semestre de 2024, porém estamos aguardando a portaria da CAPES, somente após a emissão da portaria que poderemos, então, dar início às atividades de elaboração do edital e primeira seleção de turma” pontua Josenildo.
Por: Karina Soares
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante