Notícias
UFMA conquista 18 premiações na 20ª edição do Prêmio Fapema
Com dezoito pesquisadores premiados na 20ª edição do Prêmio Fapema, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se consagra como uma das principais instituições de ensino superior do país em produção científica. O resultado dos vencedores foi divulgado nessa segunda-feira, 22, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e sinaliza um ganho significativo para a UFMA.
O expressivo número de premiados coloca a UFMA em posição de destaque entre as instituições públicas, evidenciando o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento.
O prêmio tem por objetivo estimular o desenvolvimento científico, tecnológico, inovador e empreendedor no Maranhão.
Para o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, o resultado ratifica a notoriedade científica e tecnológica da instituição. “Esse resultado demonstra o papel de destaque da UFMA no cenário científico do Maranhão. Com pesquisadores altamente qualificados, nossa Universidade vem contribuindo significativamente com a sociedade maranhense e com todo o país, por meio da ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Parabenizo nossos dezoito pesquisadores premiados pela Fapema e reafirmo o compromisso da UFMA em desenvolver pesquisas que impactem positivamente nossa sociedade e que coloquem o Maranhão em destaque no cenário nacional de ciência e tecnologia”.
Das dez categorias, a UFMA foi premiada em nove, corroborando sua relevância e impacto social.
A pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Flávia Nascimento, ressalta o reconhecimento da produção científica na UFMA. “Uma grande honra para a UFMA fazer parte da festa de premiação da FAPEMA, no ano em que comemoramos vinte anos deste prêmio. Tivemos pesquisadores contemplados em diversas categorias, o que mostra a relevância da ciência feita em nossa instituição. Agradecemos à FAPEMA a parceria com a UFMA e parabenizamos muito calorosamente a todos os premiados. Que esse reconhecimento traga ainda mais possibilidades de financiamentos futuros e que os resultados obtidos possam ser amplamente divulgados e ter impacto social, finalidade pela qual trabalhamos diariamente formando pessoas e construindo o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão”, salienta.
Esta edição trouxe duas novas categorias: Empreendedorismo e a categoria comemorativa Pesquisador(a) Destaque FAPEMA 20 anos.
A professora do curso de Odontologia da UFMA Cecília Cláudia Costa Ribeiro de Almeida foi uma das premiadas na categoria “Pesquisador(a) Destaque Fapema 20 anos”. Para a pesquisadora, o prêmio simboliza o reconhecimento de sua trajetória acadêmica, que, segundo ela, é resultado de um trabalho feito em equipe.
“Sinto-me profundamente honrada e emocionada, pois este prêmio reflete toda uma trajetória de vida acadêmica. Ser reconhecida como Pesquisadora Destaque – 20 anos FAPEMA - representa o reconhecimento da dedicação, da persistência, do mérito e relevância científicos, e da ciência comprometida com impacto social. Esse prêmio não é apenas pessoal, mas resultado de um trabalho coletivo. Ele reflete atuação no Curso de Graduação em Odontologia e em dois Programas de Pós-Graduação aos quais estou vinculada — PPGO e PPGSC-UFMA —, o esforço de colegas, especialmente dos pesquisadores envolvidos nos estudos de coortes, o trabalho árduo dos discentes que me confiaram suas orientações, e o apoio Institucional da UFMA e das agências de fomento, Fapema, Capes, CNPq, DECIT, Ministério da Saúde, Gates Foundation, que acreditaram em ideias e propósito ao longo desse percurso”, externa.
A Universidade também se destaca na categoria "Comunicação Científica", na modalidade "Telejornalismo", com a reportagem "Zane ZE'GE: APP conecta tradição indígena à tecnologia", produzida pela TV UFMA.
Outro destaque para a UFMA foi a categoria “Pesquisador(a) Sênior”. Dos seis premiados, quatro são pesquisadores da UFMA. O professor da Coordenação Especial de Ciências Fisiológicas e Patologia da UFMA, Rafael Cardoso Carvalho, foi um dos vencedores da categoria, na área de Ciências Agrárias. Para ele, o Prêmio FAPEMA representa o reconhecimento de uma trajetória dedicada à pesquisa, ao ensino e à formação de pessoas. “Ser premiado na categoria Pesquisador Sênior gera em mim um profundo sentimento de gratidão e de renovação do compromisso com a pesquisa científica. Eu acredito que, para um pesquisador, o Prêmio FAPEMA não significa ‘apenas uma premiação, mas, sim, uma etapa importante de reconhecimento de anos de trabalho árduo dedicados à pesquisa e ao ensino, na captação de recursos, dedicação à gestão, e principalmente na formação de recursos humanos. E nesse ponto, é possível perceber que cada estudo e cada orientação contribuiu para fortalecer a pesquisa científica em nosso estado. Me sinto extremamente honrado em receber esse prêmio”, expressa.
O prêmio também valorizou a iniciação científica, abrindo espaço para jovens pesquisadores e estimulando novos pesquisadores a ingressarem na carreira científica. Na categoria Pesquisador(a) Júnior, a UFMA levou o primeiro lugar. A categoria é destinada a estudantes e egressos do Ensino Médio e/ou Técnico de Instituições de Ensino sediadas no Estado do Maranhão que tenham desenvolvido atividades de pesquisa e/ou extensão.
O primeiro lugar ficou com Luna Ribeiro Serra, com a pesquisa “Difusão do Vocabulário do Rap produzido no Bairro Liberdade, em São Luís, MA, em um documentário com tradução em Libras”. Orientada pela professora do Colégio Universitário da UFMA (Colun) Raquel Pires Costa, o trabalho busca dar visibilidade à cultura do Hip-hop, mostrando-a como um espaço de voz dos jovens residentes em bairros periféricos de São Luís. “Sinto-me imensamente feliz, honrada e motivada como pesquisadora e educadora. Esse prêmio é um reconhecimento da pesquisa na Educação Básica, um incentivo para futuras investigações e valida todo o empenho da estudante Luna Ribeiro Serra, minha orientanda de 2023 a 2025 no PIBIC EM, a qual se dedicou intensamente, desde a pesquisa de campo à produção do documentário, produto final do projeto”, pontua a orientadora.
Raquel Pires reforça o papel fundamental da Universidade em incentivar a pesquisa científica entre os jovens. “Quando a Universidade incentiva o jovem pesquisador, ela acelera a inovação, uma vez que ideias novas trazem oxigênio para a ciência, e começar cedo significa ter mais tempo para gerar impactos positivos e soluções reais para a comunidade”, frisa.
Confira a lista dos premiados da UFMA.
Prêmio Fapema 20 anos
Criado em 2005, o Prêmio Fapema tem por objetivo fomentar a produção científica no Maranhão, reconhecendo pesquisadores que desenvolvem soluções inovadoras por meio da ciência, tecnologia e inovação.
A 20ª edição do Prêmio FAPEMA celebra duas décadas de história com o tema "20 anos do Prêmio Fapema: Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão".
Nesta edição, 64 pesquisadores foram premiados em dez categorias, tendo seus trabalhos selecionados por meio de edital.
A cerimônia de premiação está prevista para janeiro de 2026.
Com informações da Fapema
Por: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante