Notícias

UFMA confere o título Doutor Honoris Causa a Helvécio Miranda Magalhães Júnior

publicado: 07/11/2023 11h05, última modificação: 08/11/2023 20h47
UFMA confere o título Doutor Honoris Causa à Helvécio Miranda Magalhães Júnior

Em solenidade realizada ontem, 6, no Palácio Cristo Rei, foi conferido ao médico Helvécio Miranda Magalhães Júnior o título Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à relevante contribuição que tem feito à saúde pública do país, tanto pela ampla produção técnica e científica quanto pela experiência em gestão em saúde e administração pública. Helvécio Magalhães é o atual Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

 “Helvécio tem atuado em funções de muita relevância no Ministério da Saúde, fez um belo trabalho durante os governos dos presidentes Lula e Dilma, nos ajudou muito como membro do conselho da Ebserh, ele representando o Ministério da Saúde e eu representando as Universidades Federais. Ele é professor universitário, da federal de Minas Gerais, e é uma pessoa que tem uma produção cientifica de fortalecimento do SUS e só por isso já justifica esse reconhecimento da nossa Universidade em conferir a ele esse título honorífico Doutor Honoris Causa.”, pontuou o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, que presidiu a solenidade de outorga do título.

O título de Doutor Honoris Causa é outorgado em reconhecimento ao trabalho árduo realizado por grandes personalidades que se destacam pelos seus esforços em prol do conhecimento ou em favor da sociedade nas suas respectivas áreas.

O homenageado expressou seu agradecimento pela honraria: “É uma sensação de muita alegria e muito orgulho. Eu não esperava essa homenagem. Eu tenho uma carreira, ainda que com formação acadêmica, na gestão do Sistema Único de Saúde há mais de trinta anos, então considero que também seja um reconhecimento aos gestores do SUS. Mas é uma honra pessoal e para o SUS”.

Em seu discurso, Helvécio Magalhães destacou a UFMA como um dos grandes centros de produção de conhecimento de formação profissional, na graduação e na pós-graduação, da Região Nordeste. Relembrou a experiência de ter estado na aula inaugural do Curso de Medicina no Centro de Ciências de Pinheiro, em 2014. Em outro momento do discurso, o homenageado apontou o Hospital Universitário (HUUFMA) como referência em gestão hospitalar, destacando o pioneirismo do HUUFMA em práticas mais atuais de identificação unificada de pacientes. Por fim, Helvécio acredita que contará com a experiência do Hospital Universitário para alavancar e modernizar os processos do Sistema Único de Saúde.

Honoris Causa - Helvécio Magalhães - 06-11-23

 

Convênio HU-UFMA/Ebserh e Semus

Com a presença do atual Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, na noite de ontem, 6, também foi assinado o termo aditivo do convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o HU-UFMA-Ebserh, que permitirá a atualização das ações do Hospital Universitário, por meio de um maior aporte financeiro, garantindo o pleno funcionamento da estrutura e atendimento da demanda existente.

Sobre Helvécio Miranda Magalhães Júnior

Helvécio Miranda Magalhães Júnior é médico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Especialista em Clínica Médica e Epidemiologia, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, Helvécio Magalhães está à frente da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, que é responsável pela gestão dos serviços de média e alta complexidade oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tem grande experiência em gestão em saúde e administração pública. Como gestor público, exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde (2003 a 2008) e de Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (2009-2010) do município de Belo Horizonte, Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). No período de 2011 a 2014, integrou a equipe do Ministério da Saúde à frente da Secretaria de Atenção à Saúde, onde teve a oportunidade de contribuir para o fortalecimento da estratégia de saúde da família, e foi Secretário Estadual de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (2015 a 2018).

Com ampla produção técnica e científica no tema de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, entre 2019 e 2022, integrou o grupo Políticas de Saúde e Proteção Social da Fiocruz Minas, onde desenvolveu pesquisas, entre as quais se destacam estudos sobre judicialização da saúde e sobre os impactos da covid-19 na população em situação de rua. Atuou ainda como professor da disciplina Política, Planejamento e Gestão em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da unidade, atividade que continuará exercendo, conciliando com suas novas atribuições no Ministério.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: