UFMA condecora diretor-geral da Aneel com a Medalha Sousândrade

publicado: 02/02/2023 21h37, última modificação: 02/02/2023 22h19
UFMA condecora diretor-geral da Aneel com a Medalha Sousândrade.jpg

A Universidade Federal do Maranhão homenageou, nessa quarta-feira, 1º, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Araújo Feitosa, com a Medalha Sousândrade, distinção honorífica entregue a personalidades que contribuem ou contribuíram, de forma significativa, na estruturação, no funcionamento e na projeção da Universidade, e também concedida a personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento da educação, da cultura e para o engrandecimento do Maranhão. A solenidade foi realizada no Palácio Cristo Rei e transmitida no Canal Institucional da UFMA, no YouTube.

Egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFMA, Feitosa afirmou que o reconhecimento de seu trabalho é algo que lhe traz grande satisfação. “Para mim, que vim para o Maranhão muito jovem para cursar Engenharia Elétrica, jamais imaginaria estar na posição que estou hoje. Receber essa medalha da Instituição que me preparou como profissional e como cidadão é motivo de muita alegria e de muita honra.”

O reitor Natalino Salgado Filho ressaltou o vínculo do homenageado com a UFMA e a simbologia  atribuída à medalha. “Sandoval é uma grande personalidade. Nasceu no Piauí, mas realizou sua formação na nossa Universidade, e em todos os cargos que ocupou durante sua carreira, manteve uma forte interação conosco, apoiando diversos projetos. A entrega da medalha possui grande simbologia, pois leva o nome de um grande poeta do nosso estado, e a Universidade tem esse reconhecimento", destacou.

Momentos antes da solenidade, o diretor-geral da Aneel esteve na Cidade Universitária Dom Delgado onde visitou o Laboratório de Química e o  Instituto de Engenharia Elétrica (IEE). Acompanhado do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, e de professores do curso de Engenharia Elétrica, Sandoval falou da sua impressão durante a visita aos laboratórios. Ele afirmou ter percebido o avanço considerável da Universidade do ponto de vista técnico e científico. “Foi uma boa surpresa para mim verificar quanto a Universidade evoluiu desde os meus tempos como aluno. Tenho a certeza de que a UFMA está em uma posição de vanguarda e em condições de desenvolver pesquisas de alto nível, com benefícios reais à sociedade maranhense.”

Já o pró-reitor da Ageufma, enfatizou a cooperação entre a UFMA e a Aneel no fomento da pesquisa e produção científica dentro da Universidade. “Trata-se de uma parceria de longa data, que tem gerado incentivos em projetos que envolvem, principalmente, o nosso Instituto de Energia. Hoje, nós apresentamos ao diretor as melhorias que foram feitas no IEE e também mostramos nossas centrais analíticas, que receberam investimentos altíssimos em estrutura e equipamentos de grande porte”, afirmou.

Entre as pesquisas desenvolvidas pelo IEE, Feitosa demonstrou entusiasmo com projetos na área de energias renováveis, energias oceânicas e, em especial, no desenvolvimento de redes elétricas inteligentes, que está sendo desenvolvido. atualmente, no Centro Espacial de Alcântara. “São aplicações práticas de conhecimentos que são adquiridos na Universidade e que, com recursos para investimento, trarão maior segurança no lançamento de foguetes. A UFMA tem ampliado o seu corpo de pesquisadores, o que tem permitido oferecer mais opções de capacitação. O ambiente é incentivador, motivador e prospecta muitos resultados para o futuro”, ponderou.

Diretor-Geral Da Aneel Recebe Medalha Sousândrade – 01-02-2023

Medalha Sousândrade

A Medalha, instituída pelo Conselho Universitário (Consun) em 1981, tem esse nome em homenagem a Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil. Ele foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, construiu escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou construir uma universidade no estado.

Saiba +

Sandoval de Araújo Feitosa Neto é Mestre em Engenharia Elétrica - Regulação Técnica e Econômica de Transmissão de Energia Elétrica pela Universidade de Brasília (2009), pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2017), e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2002). Antes de trabalhar na Aneel, atuou no segmento de distribuição de energia elétrica na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), na gerência técnica dos processos de manutenção e operação do sistema de distribuição, e também no segmento de transmissão na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na coordenação de equipes técnicas de manutenção. As principais linhas de interesse e pesquisa incluem a avaliação do impacto das políticas públicas e regulatórias para a modernização dos sistemas de distribuição e transmissão, liberalização do mercado e empoderamento do consumidor de energia, inserção de renováveis e segurança do suprimento de energia.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras