UFMA concederá título Doutor Honoris Causa a Adib e Fábio Jatene

publicado: 13/09/2023 11h44, última modificação: 14/09/2023 09h18
UFMA concederá título Doutor Honoris Causa a Adib e Fábio Jatene

No próximo dia 15 de setembro, com início às 10h, no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, a Universidade Federal do Maranhão realiza a cerimônia de concessão do título Doutor Honoris Causa a aos médicos Fábio Biscegli Jatene e Adib Domingos Jatene (In Memoriam).

A concessão do título aos médicos foi autorizada pelo Consun no dia 03 de julho de 2023, em virtude dos relevantes serviços prestados à sociedade, como personalidade intelectual, literária, educacional e cultural.

O título Doutor Honoris Causa é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

Saiba quem são os homenageados

Nascido na cidade de São Paulo, Fábio Biscegli Jatene é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC. Atualmente, é membro da Academia Nacional de Medicina, além de professor titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; coordenador do Núcleo de Inovação do Instituto do Coração – InovaInCor e vice-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT-HC-FMUSP.

Acreano da cidade de Xapuri, Adib Domingos Jatene foi um professor, acadêmico, médico e inventor brasileiro. Foi ministro da Saúde durante os governos Collor e Fernando Henrique Cardoso. Conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em recém-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e agraciado com o Prêmio Anísio Teixeira em 1991.Adib Domingos Jatene faleceu em 14 de novembro de 2014, em São Paulo, aos 85 anos.

Por: Ingrid Trindade