Notícias

UFMA concede título Doutor Honoris Causa a Adib e Fábio Jatene

publicado: 15/09/2023 13h51, última modificação: 17/09/2023 21h02
UFMA concede título Doutor Honoris Causa a Adib e Fábio Jatene

Em solenidade realizada no Palácio Cristo Rei, Centro de São Luís, nesta sexta-feira, 15, a Universidade Federal do Maranhão concedeu o título “Doutor Honoris Causa” aos médicos Fábio Biscegli Jatene e Adib Domingos Jatene (In Memoriam). A cerimônia, que foi presidida pelo reitor Natalino Salgado, é um reconhecimento à grande contribuição de ambos para a saúde no país.

Ao falar sobre a concessão do título, o reitor destacou o reconhecimento do que Fábio e Adib Jatene fizeram e fazem pela saúde do Brasil. “O título Doutor Honoris Causa é a maior honraria que a instituição pode prestar a uma personalidade. O professor Jatene é quase uma unanimidade em nosso país, tem um reconhecimento internacional e segue a geração do pai dele, o professor Adib Jatene, também um renomado cirurgião vascular, que foi ministro duas vezes. Então, pai e filho têm méritos além do que se pode imaginar de alguém que possa ser homenageado e ser distinguido por um diploma honorífico”, pontuou o reitor

A concessão do título a Fábio Biscegli Jatene e Adib Domingos Jatene (In Memoriam) foi autorizada pelo Consun no dia 03 de julho de 2023, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, como personalidade intelectual, literária, educacional e cultural.

“É um orgulho poder receber esse título e essa honraria da Universidade. É um privilégio, me sinto muito honrado. E hoje, no meio de amigos, de pessoas que eu conheço e admiro para receber esse título.”, falou Fábio Biscegli Jatene

O título é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol da filosofia, das ciências, da técnica, das artes e das letras ou ainda pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos.

 

Honoris Causa - Adib e Fábio Jatene - 15.09.23

Quem é Fábio Biscegli Jatene

Nascido na cidade de São Paulo, Fábio Biscegli Jatene é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC. Atualmente, é membro da Academia Nacional de Medicina, além de professor titular da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; coordenador do Núcleo de Inovação do Instituto do Coração – InovaInCor e vice-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT HC-FMUSP.

Quem é Adib Domingos Jatene (In Memoriam)

Acreano da cidade de Xapuri, Adib Domingos Jatene foi um professor, acadêmico, médico e inventor brasileiro. Foi ministro da Saúde durante os governos Collor e Fernando Henrique Cardoso.

Filho de imigrantes árabes, formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria a se tornar professor depois. Conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em recém-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Foi membro da Academia Nacional de Medicina e agraciado com o Prêmio Anísio Teixeira em 1991.

Como ministro da Saúde, Adib foi condecorado por Collor com a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial. Em 25 de outubro de 2010, foi agraciado com a grã-cruz da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.

Adib Domingos Jatene faleceu em 14 de novembro de 2014, em São Paulo, aos 85 anos.

 

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Karla Costa

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: