UFMA concede título de Professor Honoris Causa a Arthur Chioro

publicado: 23/10/2024 14h02, última modificação: 23/10/2024 14h02
UFMA concede título de Professor Honoris Causa a Arthur Chioro

Em solenidade realizada na última segunda feira, 21, no Palácio Cristo Rei, foi conferido o título Professor Honoris Causa ao médico sanitarista Arthur Chioro, em reconhecimento à toda sua jornada contribuindo para a saúde pública do país, tanto pelo seu papel em iniciativas voltadas para o fortalecimento do SUS como pelo seu trabalho voltado a combater as desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

“Chioro dedicou especial atenção primária à saúde, tendo alcançado expressivos resultados. Não posso deixar de ressaltar a atuação decisiva em sua passagem pelo Ministério da Saúde, na área de contratualização da saúde no Brasil, no contexto do Sistema Único de Saúde, ação essa importantíssima que possibilitou, ainda mais, a transparência, eficiência e eficácia na prestação de serviços, sobretudo, por permitir um salto gigantesco na qualidade do atendimento”, pontuou o assessor institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho, durante a solenidade de outorga do título.

O título de Professor Honoris Causa é outorgado em reconhecimento ao trabalho árduo realizado por professores universitários que se destacam pelos seus esforços em prol do conhecimento ou em favor da sociedade nas suas respectivas áreas.

O homenageado expressou seu agradecimento pela honraria: “Estou profundamente honrado e emocionado com esta homenagem, ainda que não saiba se sou merecedor. Tenho uma longa trajetória vinculada a esta Universidade, desde 2003, no primeiro mandato do presidente Lula, quando o professor Salgado era superintendente do hospital, e depois, em 2015, como Ministro da Saúde. Agora, à frente da Ebserh, é um privilégio compartilhar este momento com a equipe do Hospital Universitário, liderada pela professora Joyce, e com o reitor Fernando, comprometido com a inovação. Minha carreira é dedicada ao SUS e à área da saúde, mas o que mais me inspira é contribuir para o crescimento da Universidade, do hospital e da pesquisa no Maranhão. É uma honra imensa”, declarou.

O evento também contou com a presença do Prof. Natalino Salgado Filho, que recebeu uma placa em homenagem à sua participação duradoura no Conselho de Administração da Ebserh, entregue pelo Professor Honoris Causa Arthur Chioro. Além disso, Adalton Rocha de Matos, presidente do Conselho da Ebserh, concedeu uma placa em homenagem à UFMA e ao Hospital Universitário, pelo acolhimento da primeira reunião do conselho de administração itinerante realizada em uma unidade hospitalar da rede Ebserh, recebido pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, e pela superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages.

O reitor, em seu discurso ao homenageado, narrou que “É uma honra prestar uma das maiores homenagens concedidas por esta Universidade para uma personalidade cujas contribuições transcendem os limites da ciência, da educação e do serviço público. O professor Chioro é uma figura de notável relevância no campo da saúde pública e do ensino, cuja trajetória é marcada por um compromisso inequívoco com a saúde e o bem-estar social da população brasileira”.

Além da solenidade, Arthur Chioro e o conselho da Ebserh tiveram mais alguns compromissos durante sua visita à UFMA em São Luís.

Confira a Agenda no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão durante a visita do Conselho

21.10.2024 (segunda-feira)

Reunião Institucional - HU-UFMA, Auditório Central, no 4º andar da Unidade Presidente Dutra - 10h às 11h

Reunião Institucional - Palácio dos Leões - 11h30

Reunião Institucional - Auditório E-Saúde, no 4º andar da Unidade Presidente Dutra - 15h30

Cerimônia Professor Honoris Causa - Palácio Cristo Rei - 18h30 - 20h

22.10.2024 (terça-feira)

Entrega do novo mamógrafo –  Unidade Materno Infantil e Unidade Presidente Dutra - 9h

Sobre Arthur Chioro

Arthur Chioro é médico sanitarista e professor da área de saúde coletiva. Formado em medicina pelo Unifeso, fez residência em medicina preventiva e social na Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp. É mestre pela Unicamp e doutor pela Unifesp. É professor desde 1989 e docente desde 2014 do Departamento de Medicina Preventiva da Escola de Medicina Paulista da Unifesp e atualmente coordena a área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Tem grande experiência em gestão em saúde e administração pública e já exerceu diversos cargos de importância para a saúde pública, começando sua trajetória como gestor público na Prefeitura de Santos; foi secretário de saúde em São Vicente de 1993 a 1999; foi secretário de saúde de São Bernardo do Campo de 2009 a 2013; presidiu o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo; e foi Ministro da Saúde no governo da presidente Dilma Rousseff.

Durante sua gestão como ministro, continuou seu trabalho em apoio ao SUS e lutando pela igualdade de acesso à saúde pública no país, implementando o programa Mais Médicos. Além disso, também houve preocupação com a disseminação da alimentação saudável para a população, lançando o Guia Alimentar para a População Brasileira, com o objetivo de orientar os cidadãos a ter uma alimentação nutricional apropriada. Também foi responsável por implementar a campanha nacional de vacinação contra HPV no Brasil, garantindo o combate ao câncer de colo de útero na população feminina vacinada entre os nove e onze anos. Em 2023, foi convidado pelo presidente Lula e o Ministro da Educação, Camilo Santana, para assumir a presidência da Ebserh, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Por: Geovanna Selma e Pedro Correa

Fotos: Geovanna Selma e Pedro Correa