Notícias

UFMA concede grau a formandos dos cursos de Ciências Humanas Geografia e Ciências Naturais Química, Câmpus Grajaú

publicado: 19/11/2024 14h21, última modificação: 19/11/2024 15h29
UFMA concede grau a formandos dos cursos de Ciências Humanas Geografia e Ciências Naturais Química, câmpus Grajaú

Na última quarta-feira, 13, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu a solenidade de colação de grau dos cursos de Ciências Humanas - Geografia e Ciências Naturais - Química, do Centro de Ciências de Grajaú (CCGr), referente ao 1° semestre de 2024. O momento foi marcado por muita emoção e finalizou uma longa trajetória.

A cerimônia foi presidida pela diretora do CCGr, Sandra Maria Barros Alves, representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho. O paraninfo oficial foi o professor do Curso de Ciências Humanas – Geografia, Marco Antônio Machado Lima Pereira, que proferiu seu discurso em nome dos demais paraninfos presentes. A oradora oficial foi a estudante do Curso de Ciências Naturais – Química, Elane Cruz de Sousa.

Durante a cerimônia, a diretora do CCGr, Sandra Maria Barros Alves, destacou a superação dos obstáculos que os estudantes enfrentaram para conquistar a formação e ainda expressou a felicidade em formar novos profissionais. “Para mim, é uma honra entregar esses novos profissionais para o mercado. Pessoas que passaram um tempo em nossa Universidade, se formando, se especializando para oferecer um trabalho de qualidade à sociedade e contribuir para o desenvolvimento da educação em Grajaú”, pontuou.

A professora do curso de química Antônia de Sousa Leal afirma que os formandos vão colaborar grandiosamente para a educação da cidade. “É com grande satisfação que participo desta solenidade, em que discentes, agora novos professores, estão no mercado de trabalho e pelo que pude contribuir com muita dedicação na formação desses profissionais que serão brilhantes devido à participação nessa formação, acredito que serão profissionais que vão contribuir muitíssimo com a qualidade da educação no município de Grajaú”, salientou.

Em seu discurso, a oradora oficial, Elane Cruz de Sousa, homenageou o egresso do Curso de Química Allan Gabriel, que faleceu em setembro deste ano. "Gabriel tinha uma luz imensa dentro de si que iluminava qualquer lugar onde estivesse presente. Gabriel sempre esteve presente em todas as confraternizações, sempre disposto a ajudar e sempre com um sorriso no rosto. Hoje, analisando, é como se no fundo ele soubesse que sua jornada aqui seria breve”, discursou.

                                           

A sonhada colação de grau

Todo ciclo é composto por momentos que servem para fortalecer a vida pessoal e profissional, as vivências do cotidiano nos proporcionam situações positivas e negativas. A formanda em Geografia Daniela Nascimento Ribeiro conta que a sua trajetória foi difícil e ainda compartilha os planos para o futuro.

“Bom, eu comecei lá em 2019, era um sonho que eu tinha, estudar aqui na UFMA. Eu consegui realizar ele e hoje estou aqui. O percurso de lá para cá foi um pouco conturbado com pensamentos de desistência, mas nunca desisti. A partir de agora, pretendo atuar na minha área de formação, que é a licenciatura em geografia”, manifestou.

A formanda em química Kaline da Silva dos Santos afirma que a graduação foi um percurso com muitos obstáculos. “Foi um momento árduo na minha vida, muita correria no dia a dia, mas, no final, deu tudo certo, graças a Deus. Agora, eu desejo ingressar no ramo profissional e garantir o melhor futuro para mim. É uma gratificação, e eu sou muito grata por isso”, expressou.

A família é a base de muitos estudantes que passam por diversas situações no cotidiano acadêmico. Karina da Silva Santos, irmã de Kaline da Silva, fala como foi acompanhar a trajetória da estudante de química. “A gente viu a importância que o curso trouxe para ela e a dedicação dela ao longo do tempo. A gente sabe que a Universidade precisa que a gente se dedique praticamente 100%. No decorrer do tempo, eu percebi a dedicação dela e o quanto ela se importou para trazer o melhor para o futuro de outras pessoas”, relatou.

 

Por: Aline Vitória

Fotos: Agda Matias

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: