UFMA concede grau a 24 formandos do curso de Educação Física da primeira turma de Matões do Norte

publicado: 21/05/2021 10h50, última modificação: 21/05/2021 14h29

Na terça-feira, 18, a Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar-Parfor), fez história e concedeu o grau a 24 profissionais da primeira turma de Licenciatura em Educação Física da UFMA em Matões do Norte. A Colação é referente ao primeiro semestre de 2020.

Emocionada por ser escolhida como paraninfa oficial da solenidade, a professora Elizabeth Albuquerque revelou grande estima pelos estudantes e admiração ao vê-los vencer, diariamente, os obstáculos impostos pela vida. “Conheci não só os alunos, mas as pessoas maravilhosas que fazem parte dessa turma. Com as mais diversas ocupações para sobreviver, como não admirá-los após conhecer a luta diária de cada um, tanto na universidade, quanto fora dela. Vocês têm agora uma missão muito grande nas mãos: fazer com que a nossa profissão não seja só divulgada, mas reconhecida na sua região, melhorando a qualidade de vida da população”, pontuou.

Ao fim do discurso, a paraninfa pediu que os formando não esquecessem a importância de estudar, pesquisar e enriquecer os conhecimentos. “Não adianta apenas estarem atualizados, mas em constante desenvolvimento: é o que distingue os profissionais altamente qualificados dos que apenas se mantêm no emprego. Vocês têm muito a agradecer pelas etapas vencidas até aqui, porque hoje são protagonistas de suas vidas”, discursou.

A missão da primeira turma de Licenciatura em Educação Física da UFMA em Matões do Norte, segundo a oradora oficial da cerimônia, Antônia Lígia Lisboa Lopes, é um tanto difícil, mas não impossível. “Temos o desafio de quebrar vários padrões, entre eles, mostrar a capacidade e o conhecimento que construímos durante esses anos na Universidade, assim como buscarmos a reformulação do papel e da função do professor de Educação Física dentro das escolas na sociedade norte-matoense e no Estado do Maranhão. Vencemos e, para muitos, esta vitória pode não significar nada, mas, para nós, é um grande tributo para a vida. Por fim, em nome de cada um dos formandos, deixo nossos agradecimentos à UFMA pela oportunidade e pelo empenho de contribuir com a nossa vida de forma tão grandiosa”, proferiu Antônia Lígia.

Após pedir um minuto de silêncio pelas vítimas da covid-19, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos disse que a Colação de Grau representa a concretização do esforço institucional para contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do Estado do Maranhão. “A pandemia impôs a todos algum tipo de transformação. A UFMA, por exemplo, teve que se adaptar para garantir que pudéssemos continuar em atividade — remota ou híbrida — para cumprir com o nosso papel de fechar com vocês esse ciclo. Agora formados, vocês encontrarão um mundo um tanto diferente daquele quando entraram na Universidade. O nosso desejo é que vocês possam, com esse instrumento que agora recebem, se sair bem, produtivos e realizados. Que tenham sucesso, saúde e condições de desenvolver, da melhor maneira possível, a profissão que abraçaram”, finalizou.

Veja a cerimônia de Colação de Grau na íntegra:

Por: Maiara Pacheco

Produção: Laís Costa