Notícias

COLAÇÕES DE GRAU 2023.2

UFMA concede grau a 135 formandos do Centro de Ciências de Imperatriz

publicado: 20/03/2024 12h24, última modificação: 20/03/2024 12h24
UFMA concede grau a 135 formandos do Centro de Ciências de Imperatriz

Foram realizadas, nos dias 14 e 15 de março, as cerimônias de  colação de grau referentes ao segundo semestre de 2023. Receberam o grau 135 formandos da UFMA Imperatriz, dos cursos de Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Pedagogia. As cerimônias de colação foram realizadas na Primeira Igreja Batista de Imperatriz.

Em dois dias de muita emoção, formandos e familiares participaram das cerimônias presididas pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, e pelo o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, respectivamente, nos dias 14 e 15, também com a participação do diretor do CCIM, Leonardo Hunaldo dos Santos, e dos coordenadores de curso. 

Com um sentimento de felicidade, a nova bacharela Silvanny Bezerra, relembra os desafios que foram superados para a conquista do diploma do curso de Direito e sua gestação ao longo da sua graduação. “Estou aqui muito feliz de poder estar concluindo este curso. Atravessamos a pandemia. Eu, em especial, fui gestante ao longo do curso. Estou hoje com o meu bebezinho”, relembra. 

A cerimônia de colação de grau é mais do que um evento acadêmico, é uma celebração da jornada de cada formando, um momento de reflexão sobre os desafios superados e as amizades construídas ao longo do caminho, como explicitou a nova pedagoga Marina Rodrigues. “Hoje é um motivo de muita honra, muita alegria. A gente está concluindo essa fase com a colação de grau, na qual a gente passou por um longo período dentro da UFMA, mas hoje a gente se coroa com o título de Licenciatura em  Pedagogia. E eu desejo muita sorte tanto para mim quanto para os outros formandos, que a gente tenha um futuro promissor dentro do mercado de trabalho”, comentou Marina. 

Outro desafio recorrentemente enfrentado ao longo da graduação é ter que sair da sua cidade de origem para alcançar o sonho de estudar em uma universidade, como é o caso do formando de Engenharia de Alimentos Hudson Antônio Dias. Ele é da cidade de Buritirana-MA e teve que se mudar para Imperatriz para conseguir estudar na UFMA. “Eu agradeço muito a Deus, primeiramente, e a minha tia Lourdes, que conseguiu comprar uma casinha aqui para a gente, pequena, humilde, mas que deu para a gente se manter aqui na cidade”,  conta emocionado. 

A satisfação na conclusão de um curso de Ensino Superior não se restringe apenas ao formandos, mas também a seus familiares. “É um sentimento muito grande, uma emoção que só quem é pai sabe o que eu estou passando neste momento. Estou muito feliz por ele ter conseguido essa conquista muito importante”, revela Sandrosandes Silva, pai de um formando de Engenharia de Alimentos. Ele faz ainda um agradecimento especial aos professores, que, segundo ele, muitas vezes não recebem a devida valorização, mas que dão o seu melhor para a formação de profissionais e pessoas para o mundo. 

Colação de Grau do Centro de Ciências de Imperatriz - 2023.2

O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, celebra mais um dia de colação de grau em que a Universidade Federal do Maranhão oferece para a sociedade novos profissionais e cidadãos. “É o fechamento de um ciclo e com grande a satisfação que a gente entrega para a sociedade esses profissionais, cidadãos e que eles consigam desempenhar da melhor forma possível essas profissões”, ressalta o diretor.

O pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, em seu discurso, destacou a necessidade dos novos profissionais de se adaptarem às mudanças para enfrentar os desafios que se impõem.  “Vocês deverão ser fortes para enfrentar os desafios que aparecerão; ser perspicazes o suficiente para indicarem a direção a ser seguida e discernir que o trabalho em equipe é superior ao individual. Não é o melhor que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças. Não é o desafio com que nos deparamos que define quem somos, mas, sim, aquilo em que estamos nos transformando e a maneira como respondemos a ele”.

O reitor da Universidade, Fernando Carvalho, celebrou o êxito da formação de 135 novos profissionais e o compromisso da instituição com o ensino de qualidade. “Destacamos o papel da nossa Universidade e nosso  grande compromisso institucional na formação de novas gerações, a fim de que elas, na sociedade, assumam o papel de transformar. Este é um momento de muita satisfação para mim como reitor, pois é nossa primeira colação de grau em Imperatriz. Estamos formando vários cursos e entregando profissionais qualificados para atender às demandas da sociedade", ressaltou. 

Por: Elenir Castro e Rennan Santana

Fotos: Rubem Júnior  

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: