publicado: 06/05/2022 15h45, última modificação: 08/05/2022 20h31
UFMA comemora nota máxima nos cursos de Física e Letras na modalidade a distância e divulga I Encontro sobre Experiências Acadêmicas.jpg

Nesta sexta-feira, 6, a Universidade Federal do Maranhão comemorou, no auditório da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), a nota máxima recebida pelas licenciaturas em Letras - Português e Física. Os cursos são oferecidos pela DTED e foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Em seguida, foi divulgada a realização do I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA (EEA-UFMA), que ocorrerá de 4 a 15 de julho.

Para celebrar o momento, o reitor Natalino Salgado, ressaltou que o reconhecimento da nota máxima é fruto dos avanços estruturais da Universidade, que expande e cresce em todos os âmbitos. “Hoje nós temos uma pesquisa que se desenvolve em todas as áreas. A Universidade tem uma massa crítica, com tantos professores doutores, e hoje nós estamos celebrando a qualidade dos nossos cursos. Isso mostra o amor à Instituição, porque é trabalhoso montar e qualificar um curso. É um trabalho coletivo, e vocês estão cumprindo essa missão”, destacou.

A coordenadora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, frisou que o ensino a distância da UFMA agora tem três cursos com a nota máxima, além desses dois, o curso de Administração Pública também tem a nota 5. Ana Emília agradeceu o esforço coletivo e falou sobre o alcance da DTED. “Quando nós assumimos, há dois anos, tínhamos 19 polos da Universidade Aberta do Brasil, hoje nós já temos 29 polos de Ead e mais seis para inaugurar após o próximo vestibular. Isso significa a democratização do conhecimento no nosso estado, o que é fundamental, pois esses cursos estão mudando realidades”, disse.

O coordenador da licenciatura em Física, Edson Carvalho, pontuou sobre a importância do curso para a UFMA. “Da primeira turma, que foi finalizada em março, todos já estão empregados, todos estão em sala de aula. Isso me faz pensar que estamos tomando decisões corretas, porque nós estamos qualificando, capacitando e envolvendo esses profissionais em seus municípios, tão carentes de professores”, ressaltou.

Para Cibelle Béliche, coordenadora da licenciatura em Letras, esse resultado é consequência de uma gestão comprometida com o curso. “É a primeira vez que o curso de Letras é oferecido nessa modalidade. Penso que é o resultado de muito trabalho de uma gestão e de uma equipe comprometida com a qualidade. Essa nota reflete a possibilidade de devolvermos à sociedade alunos capacitados para exercer o pleno exercício da licenciatura em Letras e da cidadania”, frisou.

UFMA comemora nota máxima nos cursos de Física e Letras na modalidade a distância e divulga I Encontro sobre Experiências Acadêmicas - 06-05-2022

I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA

A diretora da DTED, Ana Emília, aproveitou a oportunidade para divulgar a realização do I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA (EEA-UFMA), que ocorrerá de 4 a 15 de julho. O evento tem como tema “Desenvolvimento e Disponibilização de Produções Técnicas Inovadoras” e será organizado pela Diretoria de Tecnologias na Educação, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a Superintendência de Comunicação e Eventos (SCE), a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

O primeiro EEA será realizado na modalidade a distância e tem por objetivo permitir que toda a comunidade acadêmica possa trocar experiências, aprender e divulgar ações bem-sucedidas no contexto de ensino e trabalho remoto decorrentes da pandemia de covid-19. O encontro contará com palestras, apresentações de trabalhos, tutoriais, documentários e mesas-redondas. As inscrições serão abertas ainda este mês.

Para acessar a programação, acesse o site do I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA.

Assista ao vídeo promocional, explicando o evento.

Assista ao vídeo promocional, da primeira parte do tutorial sobre como construir um Site.

Por: Alan Veras

Produção: Marcos Paulo Albuquerque