Notícias
UFMA celebra talentos na Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão
Reconhecimento e valorização dos estudantes marcam a premiação da OMEM. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na última sexta-feira, 12, a cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM), competição que contou com 120 mil estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, de escolas públicas e privadas do estado. Nesta edição, 180 jovens talentos foram premiados com certificados e medalhas de ouro, prata e bronze.
Durante a solenidade, o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, ressaltou que reconhecer o esforço dos estudantes é uma forma de estimular o interesse pela matemática e evidenciar o papel da Universidade como espaço de formação e construção da ciência. "Esse grande evento é importantíssimo, porque é uma forma de a nossa Universidade incentivar os alunos da educação básica a gostarem da disciplina de matemática e, dessa forma, contribuir para que eles possam se preparar para ingressar em um dos nossos cursos num futuro próximo".
Além do número expressivo de participantes, o evento se destacou pelo caráter inclusivo, sendo a primeira olimpíada científica do país a contemplar categorias específicas para quilombolas, indígenas e meninas.
O coordenador-geral da OMEM e professor da UFMA, Arlane Vieira, destacou que a olimpíada busca identificar jovens talentos e oferecer continuidade ao desenvolvimento de suas habilidades em parceria com instituições de ensino e pesquisa do estado. "A OMEM tem como proposta identificar jovens talentos do nosso estado, do ensino fundamental e médio, com habilidades ou com potencial para a área de matemática, ciência e tecnologia. Além disso, oferecer a continuação do desenvolvimento dessas habilidades em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, FAPEMA e demais parceiros".
OMEM é um incentivo aos estudos e ao interesse dos estudantes pela matemática. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, enfatizou o caráter transformador da iniciativa. "As olimpíadas representam um momento fundamental de reconhecimento de talentos. São jovens estudantes que começam a trilhar algo que vai ao encontro de tudo o que uma Universidade como a nossa deseja: que se transforme a sociedade em que nós vivemos. É ensino, pesquisa e extensão, é a sociedade participando ativamente da nossa Universidade, o que nos orgulha muito".
Histórias que inspiram
Entre os premiados, Allyssia Gama, estudante do ensino médio do Centro de Ensino Dr. Tancredo Neves, em Penalva, conquistou a medalha de prata. Para ela, o reconhecimento representa avanço no aprendizado e incentivo para explorar novos horizontes. “Meu sentimento é de gratidão aos meus pais, que estão sempre me incentivando, e, principalmente, às minhas professoras de física e química, que estão sempre me auxiliando. Isso é um incentivo para nós, alunos, porque a física e a química vão além do que a gente pensa. É um mundo inteiro para se descobrir”.
Outro destaque foi Lauan dos Santos, de 14 anos, indígena da etnia Tremembé e estudante da Escola Liceu Ribamarense, em São José de Ribamar. O medalhista de prata ressaltou a importância da conquista para sua trajetória escolar. “Estou muito feliz por ter conquistado essa medalha, porque a gente sabe que não é muito fácil, ainda mais na área de matemática. No futuro, espero conseguir avançar e conquistar muitos outros objetivos”.
Escolas públicas e privadas participaram da competição. Foto: Agaminon Sales (SCOM)
Sobre a OMEM
A Olimpíada de Matemática do Estado do Maranhão (OMEM) é uma iniciativa educacional e acadêmica promovida pela UFMA, em parceria com instituições estaduais, federais e nacionais ligadas à educação, ciência e tecnologia, além da colaboração da iniciativa privada. Sem fins lucrativos, a competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, de escolas públicas e privadas do estado.
Entre seus objetivos, estimular o interesse pela matemática, valorizar a disciplina como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e científico, identificar talentos para olimpíadas nacionais e internacionais, fortalecer a formação docente e promover a equidade educacional, reconhecendo a diversidade étnico-racial, de gênero, territorial e social.
Com mais de 120 mil inscritos e 180 premiados, a OMEM consolida-se como um marco histórico para a educação maranhense e para o Brasil, ao unir excelência acadêmica e inclusão social em uma mesma iniciativa.
Nesse sentido, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) reafirma seu papel como importante apoiadora de iniciativas que promovem ensino de qualidade em diferentes áreas da educação básica, fortalecendo a divulgação científica e ampliando oportunidades para os estudantes maranhenses.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Revisão: Jáder Cavalcante