Notícias

UFMA celebra o Dia da Ciência e do Pesquisador com exposições interativas e observação astronômica

publicado: 09/07/2025 16h23, última modificação: 09/07/2025 17h46
UFMA celebra o Dia da Ciência e do Pesquisador com exposições interativas e observação astronômica

A curiosidade das crianças e o fascínio pelos mistérios do universo marcaram a celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, realizada nessa terça-feira, 8, no Espaço da Ciência e do Firmamento, no câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento reuniu visitantes, entre estudantes, professores e famílias, com uma programação diversificada que buscou aproximar a ciência da sociedade.

Durante a tarde e noite, o público pôde participar de sessões no planetário, observações astronômicas e visitas a exposições temáticas sobre figuras históricas da ciência, como Albert Einstein, Marie Curie, Santos Dumont e notáveis maranhenses. Entre os destaques, a visita ao Jurassic Park encantou as crianças, que aprenderam sobre diferentes espécies de dinossauros.

Benjamin, de apenas cinco anos, foi uma das crianças que explorou o espaço com entusiasmo. “Dinossauro rex, mas tem outros que eu não sei”, disse, sorrindo, ao ser questionado sobre seus conhecimentos. Para ele, tudo chamou atenção: “Nossa, eu gostei de tudo!”, contou animado.

A mãe do pequeno Benjamin, Verônica de Souza Santos Alves, bibliotecária e ex-aluna da UFMA, destacou a importância de apresentar a ciência desde cedo aos filhos. “Meu filho tem uma curiosidade inata por assuntos científicos. Eu aproveito pra estimular, porque sei que é muito importante ele saber sobre as coisas que nos rodeiam. Trazer ele aqui tem também um significado afetivo, porque fui aluna daqui e quero que ele conheça, desde cedo, a importância da Universidade e da pesquisa”, contou.

Outros visitantes, como Luana Patrícia Castro Nogueira, também aproveitou a oportunidade para levar o filho Samuel Antônio, de nove anos, que demonstrou grande interesse. “Ele já gosta muito de dinossauros e, quando soube da exposição, ficou superempolgado. Esse contato com a ciência só tem a agregar ao futuro dele”, destacou Luana.

O coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento, professor Antônio José Oliveira, explicou que o evento busca tornar a ciência mais acessível e popular. “O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é uma data que reforça a importância da ciência para o desenvolvimento da humanidade. Nosso objetivo aqui é aproximar a ciência das pessoas, tornar o conhecimento acessível e mostrar que a ciência está presente no nosso cotidiano. Para a ciência e para o pesquisador, é muito importante. As crianças e os jovens são os principais públicos, porque ainda estão em processo de formação da mente deles. Uma criança que vem agora ao Espaço da Ciência certamente amplia seu olhar sobre o mundo e, quem sabe, pega gosto pela ciência e pelo conhecimento”, salientou. 

Além da observação de astros como Sol, Marte, Saturno e Vênus, o público também pôde participar da Mostra Científica e conhecer experimentos como a bobina de Tesla, que chamou atenção dos pequenos curiosos. Para Samuel Antônio, que sonha em explorar o universo, o mais incrível foi “ver o telescópio e várias coisas legais”. 

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é celebrado em 8 de julho e homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948. Para a UFMA, a data representa uma oportunidade de ampliar a divulgação científica e fomentar o interesse pela pesquisa, aproximando a Universidade da sociedade.

Por: Maria Clara Botentuit

Fotos: Maria Clara Botentuit

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: