Notícias
COLAÇÕES DE GRAU 2025.1
UFMA celebra formatura de 26 novos profissionais no Câmpus de Chapadinha
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, na última quarta-feira, 1º, a cerimônia de colação de grau do semestre de 2025.1 no Câmpus de Chapadinha. Ao todo, 26 novos profissionais dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Zootecnia receberam o diploma em uma solenidade marcada pela emoção da conquista.
O reitor Fernando Carvalho destacou o simbolismo do momento para os formandos e para a instituição. “Este é um momento de grande simbolismo para a Universidade, pois não estamos aqui apenas diante do fim de uma etapa acadêmica. Estamos diante da realização de sonhos, do início de novas jornadas para os formandos e formandas. Durante todos esses anos de dedicação, vocês provaram que o conhecimento aliado à perseverança é capaz de transformar vidas. Vocês enfrentaram os desafios, superaram as dificuldades e hoje colhem os frutos dessa caminhada. É um orgulho imenso para nós todos poder testemunhar essa vitória”, afirmou.
O reitor ressaltou ainda o papel da instituição que tem sua atuação dividida em nove câmpus e doze centros acadêmicos, alcançando mais de setenta municípios do Maranhão e oferecendo 118 cursos. Frisou também o compromisso da UFMA com a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a ciência, a inclusão e a sustentabilidade.
A noite foi de muita emoção para os estudantes. A formanda de Zootecnia Ana Karla Cunha relembrou sua trajetória na instituição, marcada por desafios, acolhimento e descobertas. “Eu não sou de Chapadinha, sou de Tuntum, mas a UFMA me recebeu de braços abertos. A cada semestre, fui me apaixonando pelo curso e hoje sou uma eterna apaixonada pela Zootecnia. Essa caminhada me transformou, me fez encontrar quem eu sou e despertou em mim o desejo pela pesquisa. Agora, quero seguir para o mestrado em Ciência Animal aqui na instituição”, revelou.
O paraninfo oficial, professor Zinaldo Firmino da Silva, salientou a importância da Universidade na vida dos estudantes e lembrou que, mesmo após a formatura, os egressos continuarão ligados à instituição. “Vocês estão deixando a nossa Universidade, mas ela continuará presente por meio do Portal do Egresso, no qual poderão se cadastrar e acessar diversos serviços, como o e-mail institucional, o pacote Office 365 e outras ferramentas acadêmicas e tecnológicas. Eu quero, em nome da UFMA, desejar parabéns pela conquista do diploma universitário. Não deixem de sonhar, de acreditar em si mesmos e de perseguir os seus objetivos”, declarou.
Representando a turma, o orador oficial, Simeone de Araújo, do curso de Engenharia Agrícola, reforçou a importância da união dos três cursos e o papel dos formandos na construção de um futuro mais sustentável. “Hoje recebemos o diploma, mas, junto com ele, recebemos também uma missão: a de alimentar o mundo com responsabilidade e sustentabilidade. Estamos prontos para isso, e este dia marca o início de muitos outros ciclos”, enfatizou.
Já o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, professor Marcos Antônio Bomfim, evidenciou o impacto da formação de novos profissionais para a região dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (MATOPIBA). “A universidade está muito satisfeita de estar entregando para a sociedade mais profissionais: agrônomos, zootecnistas e engenheiros agrícolas, nesse ambiente que é o MATOPIBA, que está abraçando esses profissionais e absorvendo-os de forma muito positiva”, reiterou.
Prêmio de Mérito Acadêmico
Durante a cerimônia, o formando Alan Teixeira Alves, do curso de Agronomia, foi agraciado com o Prêmio de Mérito Acadêmico pelo destacado desempenho durante a graduação. A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, é concedida aos discentes que atingiram bons coeficientes de rendimento e desempenho acadêmico, segundo os requisitos previstos na resolução.

A cerimônia reuniu familiares, docentes, técnicos-administrativos e convidados, celebrando a conquista dos formandos e o compromisso da UFMA em promover ensino, pesquisa e extensão voltados às necessidades do Maranhão e do país.
Por: Geovanna Selma
Fotos: Thyago Polary
Revisão: Jáder Cavalcante
